Ouvindo...

‘Fator humano’ pode ter causado acidente entre helicóptero e avião nos EUA, diz especialista

Helicóptero em treinamento colidiu com avião em processo de pouso no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington D.C

Avião e helicóptero colidiram nos EUA; todas as vítimas morreram

O acidente envolvendo um avião e um helicóptero militar nessa quarta-feira (29), próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington D.C, pode ter sido causado por fator humano, conforme explicou Kerley Oliveira, coordenador do curso de Aviação do Centro Universitário Una.

“Tudo leva a crer que pode ser aí um fator humano. Estatisticamente já está comprovado que, em média, 80% dos acidentes aeronáuticos ocorrem com o fator contribuinte principal o fator humano”, disse, em entrevista à Itatiaia.

Oliveira destaca que tudo isso ainda precisa ser investigado e que a análise é muito preliminar. A FAA, agência de aviação dos Estados Unidos, já atua nas investigações, juntamente com o Conselho Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB).

Outros fatores que podem ter colaborado para o acidente é a visibilidade no momento do acidente. “Durante esse procedimento de pouso, a operação é praticamente visual. Não se usa o radar para isso. Pode ser que tenha ocorrido algum problema de visibilidade do helicóptero, porque as aeronaves possem luzes de navegação, que ficam na ponta das asas, na cauda”, explicou.

“Se [o entorno do aeroporto] for uma área muito residencial, com muitos prédios e luzes acesas, dos prédios e das casas, isso pode atrapalhar um pouco a visibilidade das aeronaves”, afirmou.

Uma outra coisa que pode ter causado o acidente é alguma questão com a comunicação com a torre.

Leia também

Aeronaves são ‘muito boas’

Kerley garante que tanto o Black Hawk, quando o Bombarider CRJ700, são aeronaves ‘muito boas’. “O Black Hawk é um helicóptero excelente, utilizado nas Forças Armadas. É um helicóptero que tem uma aviônica muito avançada”, concluiu.

O acidente

Um avião da companhia aérea American Airlines colidiu com helicóptero militar nessa quarta-feira (29), em Washington D.C, nos Estados Unidos. Provavelmente, todos os envolvidos morreram, segundo um porta-voz do Corpo de Bombeiros.

O acidente ocorreu por volta das 21h do horário local, sendo 23h do horário de Brasília, em uma área próxima ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan. No momento do acidente, o helicóptero fazia um voo de treinamento com três soldados, segundo a Associated Press, enquanto o avião havia saído de Wichita, no Kansas, e pousava em Washington.

Um controlador de tráfego aéreo da plataforma FlightRadar flagou o momento do acidente. As duas aeronaves seguiam em linha reta e, em certo ponto, viram para o lado, em uma possível tentativa de desvio. Porém, tanto o avião quanto o helicóptero fizeram a curva para o mesmo lado e bateram.

A estatal britânica BBC afirmou que 30 corpos foram resgatados, mas os Bombeiros afirmam que foram 28, sendo um no helicóptero e 27 no avião. Entre as vítimas estão patinadores artísticos dos Estados Unidos e da Rússia, incluindo o casal Evgenia Chichkova e Vadim Naumov, campeões mundiais em 1994.

John Donnelly, chefe dos Bombeiros, afirmou que 300 socorristas enfrentaram condições frias, ventos fortes e gelo na água durante o resgate, que ocorreu por toda a madrugada.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.