Um
avião da companhia aérea American Airlines colidiu com um helicóptero militar em um local próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington D.C, por volta das 21h dessa quarta-feira (29).
Até o momento,
30 corpos foram retirados da água. O avião transportava 60 passageiros e quatro tripulantes, enquanto o helicóptero tinha três soldados a bordo, realizando um treinamento.
Segundo um controlador de tráfego aéreo da
plataforma FlightRadar, as duas aeronaves seguiam em linha reta e, em certo ponto, viram para o lado, em uma possível tentativa de desvio. Porém, tanto o avião quanto o helicóptero fizeram a curva para o mesmo lado e bateram.
Um
vídeo publicado nas redes sociais mostra, de longe, o momento do acidente. Nele, é possível ver o exato momento em que a colisão acontece e os dois caem no rio.
Está registrada, ainda, a
conversa entre os controladores de voo momentos antes da batida. Veja o que eles falaram:
“PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ”, disse um controlador de tráfego aéreo às 20h47 de quarta-feira, no horário local.
Poucos segundos depois, outra aeronave entrou em contato com o controle de tráfego aéreo, dizendo:
“Tower, você viu isso?” — Disse se referindo à colisão.
Um controlador de tráfego aéreo, então, redirecionou os aviões que se dirigiam à pista 33 do Aeroporto Nacional Reagan para realizar um contorno. Momentos depois é possível ver a explosão no ar sobre o gelado rio Potomac, próximo do aeroporto.
“Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três”, disseram outros controladores de tráfego aéreo.
“Não sei se você ouviu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação para a 33. Vamos parar as operações por tempo indeterminado”, comentou outro controlador.
“Tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio”, falou um terceiro controlador dizendo.
“Provavelmente estava no meio do rio”, disse o controlador.
“Eu só vi uma bola de fogo e depois desapareceu. Não vi mais nada desde que eles atingiram o rio. Mas era um CRJ e um helicóptero que colidiram.”
O avião, modelo Bombardier CRJ700,
havia partido de Wichita, no Kansas, com 60 passageiros e quatro tripulantes, enquanto o helicóptero era um Sikorsky H-60, que havia decolado de Fort Belvoir, na Virgínia, com três soldados a bordo. De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), o helicóptero fazia um voo de treinamento no momento do acidente.
Até o momento, mais de 300 socorristas seguem com os
trabalhos de busca em condições climáticas ruins. A falta de luz, as baixas temperaturas em torno de 4°C e a água congelante do rio dificultam os trabalhos. O aeroporto de Washington suspendeu todos os voos.
Participe dos canais da Itatiaia: