Prefeito de Cartagena na Colômbia proíbe circulação de carruagens com cavalos

A associação dos trabalhadores das carruagens tradicionais questiona a decisão e afirma que a categoria não foi consultada para a implementação da medida

O decreto determina que as carruagens não irão poder circular no Centro Histórico a partir da próxima segunda (29).

Em Cartagena das Índias, na Colômbia, as tradicionais carruagens com cavalos serão proibidas a partir da próxima segunda-feira (29). A decisão foi publicada pelo prefeito da cidade, Dumek Turbay, nesta sexta-feira (26).

Nas redes sociais, ele escreveu que Cartagena não permitirá, “em nenhuma circunstância”, maus-tratos aos animais.

A cidade histórica murada, com arquitetura colonial e águas caribenhas, teve, durante décadas, as carruagens com tração animal como uma de suas atrações turísticas. A atividade é criticada por ativistas que denunciam jornadas de trabalho intensas, estresse, colapso por exaustão e lesões nos cavalos.

Por decreto, o prefeito proibiu “sob qualquer conceito ou finalidade, a circulação de carruagens de tração animal no Centro Histórico”.

Leia também

Turbay anunciou que, em Cartagena, passará a circular o “primeiro lote de carruagens elétricas, regulamentadas pela prefeitura e com limite máximo de 62 veículos”. De acordo com ele, não haverá espaço para carruagens clandestinas.

A associação dos trabalhadores das carruagens tradicionais questiona a decisão do prefeito e afirma que a categoria não foi consultada para a implementação da medida.

A proibição já havia sido debatida no Congresso colombiano, mas sem sucesso.

*** Com informações de AFP.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...