Líder da Coréia do Norte anuncia aumento de produção de mísseis em 2026

O país aumentou testes dos projéteis nos últimos anos, desafiando potências como os Estados Unidos

Kim Jong-un fez o comunicado durante uma visita a fábricas de munição

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, determinou a expansão e modernização da produção de mísseis do país para o próximo ano. Durante o anúncio, que aconteceu nesta sexta-feira (26), ele ainda cita a construção de novas fábricas, para suprir a demanda.

Durante a visita a fábricas de munição, Kim, ao lado de funcionários de alto escalão, ordenou que “continuassem ampliando a capacidade geral de produção” para acompanhar o ritmo da demanda das forças armadas, segundo a agência estatal de notícias KCNA.

Nos últimos anos, Pyongyang aumentou os testes dos projéteis para aprimorar as capacidades de ataques de precisão, desafiar os Estados Unidos e a Coreia do Sul, além de testar as armas antes de uma possível exportação à Rússia.

Leia mais:

“O setor de produção de mísseis e projéteis é de importância primordial para reforçar a dissuasão de guerra”, acrescentou o líder norte-coreano.

A visita de Kim foi noticiada um dia após a imprensa estatal informar que ele havia inspecionado uma fábrica de submarinos de propulsão nuclear - ocasião em que prometeu compensar a “ameaça” de uma possível produção de embarcações desse tipo pela Coréia do Sul.

O líder também detalhou um plano de reorganização naval e foi informado sobre pesquisas de “novas armas submarinas secretas”, segundo a KCNA, sem fornecer mais detalhes.

É esperado que Kim realize o primeiro congresso de meia década no início de 2026, onde os integrantes do governo norte-coreano vão debater planos de desenvolvimento econômico e militar para os próximos cinco anos.

*Com informações de AFP
**Sob supervisão de Lucas Borges

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...