Israel se tornou, nessa sexta-feira (26), o primeiro território a reconhecer formalmente a autoproclamada República da Somalilândia como um Estado independente e soberano. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que
Em comunicado, Netanyahu parabenizou o presidente da Somalilândia, Abdirahman Mohamed Abdullahi, elogiou sua liderança e o convidou a visitar Israel.
Por sua vez, o governo da Somália condenou a medida de
“O governo federal reafirma sua determinação de adotar todas as medidas diplomáticas, políticas e legais necessárias, de acordo com o direito internacional, para defender sua soberania, unidade e fronteiras reconhecidas internacionalmente”, afirma o comunicado.
Os ministros do
A União Africana também rejeitou qualquer reconhecimento da Somalilândia, reafirmando seu “firme compromisso” com a unidade e a integridade territorial da Somália.
A Somalilândia é um estado autodeclarado independente localizado no Chifre da África, no noroeste da Somália. Embora funcione como uma democracia estável com instituições próprias há mais de 30 anos, a maior parte da comunidade internacional ainda a considera juridicamente como parte da Somália.