Neste domingo (15), um porta-voz de Israel compartilhou nas redes sociais um pedido para que civis se afastem de
O comunicado foi escrito nos idiomas persa, língua oficial do país rival, e em árabe.
“Aviso urgente a todos os cidadãos iranianos: todos os indivíduos que estejam atualmente ou em um futuro próximo dentro, ou ao redor, de fábricas de produção de armas militares e suas instituições de apoio devem deixar imediatamente essas áreas e permanecer lá até novo aviso”, escreveu.
“Para sua segurança, pedimos que evacue imediatamente essas instalações e não retorne a elas até novo aviso. Estar perto dessas instalações coloca sua vida em risco”, afirmou o porta-voz israelense.
Corresponde atualiza informações em Israel
Michel Gawendo, correspondente em Israel, relatou que um
Mais de 70 mísseis e drones foram lançados ao mesmo tempo contra o país judeu. Ao menos quatro superaram a defesa antiaérea e caíram.
Entenda o conflito
Na madrugada de sexta-feira (13),
A operação, chamada de “preventiva” pelo governo israelense, tinha como alvos instalações nucleares e de segurança iranianas.
Horas depois, o
Desde então, os dois países trocam ataques e ameaças.
Inimigos históricos
Desde a Revolução Islâmica de 1979, o regime dos aiatolás no Irã se posiciona contra a ocupação dos territórios palestinos e considera Israel um Estado ilegítimo.
Nos últimos anos,
O Irã patrocina um grupo chamado de “eixo de resistência islâmica”, que realiza uma série de ataques terroristas em Israel. Entre as organizações apoiadas estão
Além disso, o desenvolvimento do Irã em um programa nuclear gera preocupação em Israel, que alega que a sobrevivência de seu Estado está ameaçada.
Confira a cronologia dos últimos meses do conflito
- 1º de abril de 2024: Israel matou três comandantes da Guarda Revolucionária do Ira em um
bombardeio na embaixada iraniana na Síria . - 31 de julho de 2024:
Ismail Haniyeh , líder político do Hamas, foi morto em uma explosão em Teerã, capital do Irã. - 27 de setembro de 2024: Israel matou Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, aliado do Irã, em um ataque aéreo no Líbano.
- 1º de outubro de 2024:
Irã disparou cerca de 180 mísseis balísticos contra Israel. A maioria foi interceptada. - 26 de outubro de 2024: Israel atacou e enfraqueceu o sistema de defesa aérea do Irã.