Mísseis balísticos são lançados a
Segundo serviços de resgate, os disparos de mísseis iranianos deixaram 14 feridos em Israel. Os moradores do país receberam alertas no celular para procurar abrigo e sirenes soam em Jerusalem e Tel Aviv. “Milhões de israelitas estão fugindo para abrigo no norte de Israel devido aos disparos de projécteis do Irã", disseram as Forças de Defesa de Israel no X, antigo Twitter.
O Irã afirmou ter conseguido atingir bases militares em Israel com o novo ataque, segundo a imprensa estatal iraniana. Segundo a TV estatal iraniana, a ofensiva contra o território israelense inclui lançamento de mísseis e drones. Um comunicado dos serviços de bombeiros e resgate de Israel indicou que edifícios residenciais foram atingidos.
“Vários incidentes foram reportados aos centros de comando dos serviços de bombeiros e resgate israelenses nos distritos costeiro e norte, com impactos em edifícios residenciais e um incêndio em uma área desabitada”, indicou o comunicado.
Mais cedo neste sábado Israel afirmou ter atacado o Irã. “Estamos atualmente realizando ataques contra vários locais no Irã", disse o porta-voz do Exército israelense, o general de brigada Effie Defrin, mais cedo. Assim, uma retaliação iraniana já era esperada.
O Oriente Médio vive momentos de tensão desde que Israel lançou um ‘ataque preventivo’ ao Irã na madrugada da última sexta-feira (13), no horário local. Cerca de 78 pessoas morreram e outras 329 ficaram feridas no Teerã, segundo a agência iraniana “Nournews”.
O foco do ataque foram instalações nucleares, segundo o governo de Israel. Os bombardeios, que aumentaram a tensão no Oriente Médio, mataram importantes líderes militares do Irã e cientistas nucleares.
* Com informações de AFP
Veja vídeo:
Veja vídeo: pic.twitter.com/xgb0Pmzndc
— Itatiaia (@itatiaia) June 14, 2025