Ouvindo...

Ataque de Israel ao Irã mata cientistas nucleares e líderes militares

A ofensiva ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira (13)

Prédio destruído em Teerã, capital do Irã, após ataques israelenses

O ataque de Israel contra o Irã na madrugada desta sexta-feira (13) no horário local — noite de quinta-feira (12) no Brasil — matou dois cientistas nucleares.

As vítimas foram identificadas como Mohammad Mehdi Tehranchi e Fereydoun Abbasi, segundo informações da agência de notícias iraniana IRNA.

Além dos cientistas, Hossein Salami, chefe da Guarda Revolucionária do Irã, também morreu nos ataques. Ele era um dos líderes mais poderosos do setor militar iraniano.

Fundada após a Revolução Islâmica de 1979, a Guarda Revolucionário é o braço mais poderoso do exército do país.

A televisão estatal iraniana também confirmou a morte de Mohammad Bagheri, chefe do Estado-Maior do Exército.

Segundo o jornal americano The New York Times, outra vítima foi Gholamali Rashid, comandante do Comando de Emergência do Irã.

O exército israelense afirma que esses três estavam entre os maiores líderes militares iranianos.

Em comunicado compartilhado pelas redes sociais, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o ataque será respondido.

“Com este crime, o regime sionista impôs a si mesmo um destino amargo e doloroso, e sem dúvida o receberá”, escreveu Khamenei.

Leia também

Ataques de Israel ao Irã

Na madrugada desta sexta-feira (13) no horário local — noite de quinta-feira (12) no horário de Brasília — Israel realizou ataques no Irã.

O exército israelense chamou a ofensiva de “preventiva”. Os alvos eram centenas de instalações nucleares iranianas. A operação mobilizou 200 aviões de combate.

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que os ataques contra o Irã vão continuar “tantos dias quanto for necessário”.

Após os ataques, o governo israelense declarou estado de emergência e emitiu um alerta para possíveis ações retaliatórias. O espaço aéreo está fechado.

O governo dos Estados Unidos anunciou uma reunião do conselho de segurança nacional nesta sexta-feira após a ofensiva israelense.

* Com informações de AFP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.