Ouvindo...

Israel divulga vídeos dos ataques ao Irã com mais de 70 mortos, incluindo líderes militares

Explosões ainda são sentidas na capital do Irã e subúrbios na noite desta sexta-feira (13). O ataque, que escalou conflito no Oriente Médio, matou importantes líderes do país

As imagens, divulgadas pelo governo israelita, mostram momento em que os mísseis atingiram instalações e automóveis militares

Vídeo mostra momento dos ataques de Israel ao Irã na madrugada desta sexta-feira (13), no horário local. As imagens, divulgadas pelo governo israelita, mostram o momento em que mísseis atingiram instalações e automóveis militares.

Os focos dos ataques foram instalações nucleares iranianas, segundo o governo de Israel. Os bombardeios, que aumentaram a tensão no Oriente Médio, mataram importantes líderes militares do Irã e cientistas nucleares.

Cerca de 78 pessoas morreram e outras 329 ficaram feridas no Teerã, segundo a agência iraniana “Nournews”. Entre as vítimas do ataque, estão o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Hossein Salami, e o chefe das Forças Armadas do país, Mohammad Bagheri, além de dois cientistas.

Os bombardeios, que começaram na madrugada desta sexta, no horário local, seguem durante a noite, segundo reportou a mídia iraniana. Explosões foram ouvidas na capital do Irã e nos subúrbios. Isso, cerca de 12 horas após a onda maciça de ataques israelenses contra o país.

“Houve registros de explosões ouvidas no oeste da província de Teerã", nas cidades de Shahriar e Malard e perto do bairro de Chitgar, em Teerã, reportou a agência de notícias IRNA. Outra agência, a Mehr, noticiou uma explosão em Pakdasht, cidade a sudeste da capital.

Retaliação

Em meio a escalada dos conflitos no Oriente Médio, o Irã afirmou que os ataques de Israel contra as instalações militares e nucleares indicam uma “declaração de guerra”. O país pediu ainda medidas ao Conselho de Segurança da ONU.

Tanto o espaço aéreo de Israel, quanto do Irã estão fechados em meio ao aumento das tensões. Segundo Israel, os ataques desta sexta-feira (13) seriam preventivos.

Os bombardeios acontecem depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que Israel poderia atacar instalações nucleares do Irã. Ainda nesta sexta, Donald Trump pressionou o governo iraniano sobre o acordo nuclear.

Estado de emergência

Enquanto espera por uma possível retaliação do Irã, o governo de Israel declarou estado de emergência total. Além de fechar o espaço aéreo, o país suspendeu todas as atividades públicas.

A reataliação realmente aconteceu e o Irã respondeu com bombardeios durante a madrugada. Em meio aos ataques, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, e outros políticos brasileiros, que estão em Israel, foram acordados por sirenes devido aos ataques e tiveram que passar a noite em um bunker.

Veja vídeos:

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas