Ouvindo...

Ataque de Israel ao Irã deixa mais de 70 mortos e 300 feridos, diz agência iraniana

Diversas explosões foram ouvidas em Teerã; foco dos ataques foi em instalações nucleares

Prédio danificado em Teerã, no Irã, após ataques de Israel

Os ataques de Israel ao Irã nesta sexta-feira (13) deixaram 78 mortos e mais de 329 feridos no Teerã, informou a agência iraniana Nournews.

Diversas explosões foram ouvidas em Teerã. O foco dos ataques foi em instalações nucleares. Durante os bombardeios, o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Hossein Salami, e o chefe das Forças Armadas do país, Mohammad Bagheri, morreram, além de dois cientistas.

Leia também

Desdobramento da guerra

Segundo o correspondente da Itatiaia no Israel, Michel Gawendo, os ataques contra o Irã fazem parte de um desdobramento da guerra iniciada em 7 de outubro de 2023, após os ataques do grupo Hamas contra Israel.

“O Hamas é um grupo financiado pelo Irã. Israel afirma que toda essa guerra, que também envolveu o Hezbollah no Líbano e os Houthis no Iêmen, foi preparada durante 20 anos pelo Irã”, disse.

A estratégia, de acordo com a inteligência israelense, envolveria um “anel de fogo” ao redor do Estado judeu, composto por milícias armadas com o objetivo de realizar ataques coordenados, possivelmente junto com ofensivas nucleares. “Israel vem afirmando desde o início da guerra que o principal perigo para o país é o programa atômico iraniano e que não permitirá que o Irã desenvolva uma bomba atômica”, ressaltou Gawendo.

Na mais recente operação, Israel utilizou mais de 200 aeronaves e realizou ataques com o apoio de agentes do serviço secreto Mossad dentro do território iraniano. “Israel afirma que age sozinho, com apoio de defesa dos Estados Unidos, mas que não vai permitir que o Irã tenha armas nucleares”, concluiu o correspondente.

A escalada militar deixa o Oriente Médio em alerta máximo.

Estado de emergência e resposta do Irã

O estado de Israel declarou emergência total, fechou o espaço aéreo e suspendeu todas as atividades públicas, esperando uma retaliação iraniana, que, de fato, aconteceu. O Irã respondeu aos ataques de Israel com diversos bombardeios nesta madrugada, em retaliação.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, que está em Israel, precisou passar a noite em um bunker após ser acordado por sirenes devido aos ataques. Ele relatou momentos de tensão e afirmou que não sabe quando retornará ao Brasil.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.