Ouvindo...

Forças americanas ‘atacaram e eliminaram’ embarcação da Venezuela, diz Donald Trump

Após dias de crescentes tensões entre Washington e Caracas, Trump disse que a embarcação, abatida no Caribe, transportava drogas da Venezuela

Donald Trump e Nicolás Maduro

O presidente Donald Trump afirmou, nesta terça-feira (2), que forças americanas “atacaram e eliminaram” uma embarcação que transportava drogas da Venezuela na região do Caribe, onde navios americanos estão agora posicionados.

As forças americanas “atiraram contra uma embarcação (...) que transportava drogas, muitas drogas. Então a eliminamos”, disse Trump na Casa Branca.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou no X (antigo Twitter) que “as forças armadas americanas realizaram um ataque letal contra uma embarcação de narcotráfico que havia partido da Venezuela e era operada por uma organização designada como narcoterrorista”.

Leia também:

Tensão EUA x Venezuela

O anúncio ocorreu após grande esclada nas tensões entre Washington e Caracas. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, declarou estado de alerta máxima para se defender do que ele classifica como “ameaças militares dos Estados Unidos” e convocou civis para alistamento militar voluntário.

O governo Trump, que acusa Maduro de liderar um cartel de drogas, enviou navios de guerra para o sul do Caribe em uma operação classificada como antidrogas e aumentou o preço para a captura de Maduro.

*Com AFP

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo