Ouvindo...

Oito navios dos EUA com 1.200 mísseis ‘apontam para a Venezuela’, diz Maduro

Os Estados Unidos posicionaram navios de guerra e cerca de 4 mil efetivos ao sul do Caribe, próximo às aguas territoriais da Venezuela

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que oito navios militares dos Estados Unidos e 1.200 mísseis apontam para a Venezuela, após EUA posicionarem navios de guerra no sul do Caribe, próximo às águas territoriais venezuelanas.

A denúncia do presidente foi feita nesta segunda-feira (1º), em meio a crescente escalada de tensão entre os dois países. A mobilização anunciada por Washington nas águas do Caribe seria voltada para operações contra o narcotráfico.

“A Venezuela está enfrentando a maior ameaça já vista em nosso continente nos últimos 100 anos”, disse Maduro durante um encontro com a imprensa internacional em Caracas.

Segundo o presidente venezuelano, os “oito navios militares com 1.200 mísseis e um submarino” que apontam para a Venezuela constituem “uma ameaça extravagante, injustificável, imoral e absolutamente criminosa, sangrenta”.

Leia também

Recentemente, Maduro convocou o alistamento de venezuelanos na reserva, assim como a ativação de 4,2 milhões de integrantes da Milícia Nacional Venezuelana, e afirmou estar pronto para uma “luta armada”.

Segundo o presidente, o número total de recrutados, milicianos e reservistas, é de “8,2 milhões” de venezuelanos.

Em contrapartida, Washington aumentou para US$ 50 milhões, cerca de R$ 272 milhões, a recompensa por informações que levem à captura do presidente venezuelano, enquanto posiciona os navios de guerra em águas próximas ao território do país.

*Com AFP

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo