Ouvindo...

Tensão EUA e Venezuela: países mobilizam navios da Marinha no Caribe

Governo Trump diz que exerce operações contra o narcotráfico internacional, enquanto país latino vai patrulhar as águas com drones e navios

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

A Venezuela informou, nesta terça-feira (26), que vai mobilizar a Marinha para patrulhar com drones e navios suas águas territoriais, após escalada de tensão com os Estados Unidos, que enviaram uma frota naval para a costa do país.

As autoridades venezuelanas informaram recentemente uma outra mobilização de 15 mil efetivos para a fronteira com a Colômbia. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, denuncia uma “escalada de ações hostis” a movimentação americana.

Já o governo de Donald Trump alega que executará apenas operações contra o narcotráfico internacional, sem mencionar uma possível invasão à Venezuela, ao mesmo passo que aumentou a recompensa pela captura de Maduro.

Leia também

O exército norte-americano enviou, na semana passada, três destróieres lança-mísseis e 4 mil fuzileiros navais, aos quais se somam outros dois navios, para a costa do país latino. Eles agora se moveram para o Sul do Caribe.

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, anunciou em um vídeo nas redes sociais um “importante desdobramento de drones com diferentes missões” e “percursos fluviais com infantaria da Marinha” no noroeste do país.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo