Ouvindo...

Escala tensão entre EUA e Venezuela após envio de navios de guerra americanos

Maduro anuncia mobilização de 4,5 milhões de milicianos enquanto Trump promete usar “toda força” contra presidente venezuelano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a mobilização de 4,5 milhões de milicianos em resposta ao que chamou de “ameaças” dos Estados Unidos, enquanto o governo Trump envia navios de guerra à costa venezuelana.

Os três navios devem chegar nesta quarta-feira (20), com cerca de 4 mil marinheiros e fuzileiros navais, em uma operação militar voltada ao combate ao narcotráfico na América Latina.

A operação dos EUA tem início após o governo Trump anunciar US$ 50 milhões em recompensa pela prisão de Maduro.

Os Estados Unidos emitiram ainda ordens ao Pentágono para utilizar força militar no combate aos carteis, classificados como grupos terroristas.

Em resposta, o presidente venezuelano afirmou que deve mobilizar mais de 4,5 milhões de milicianos, em todo território nacional, em resposta ao que chamou de “ameaças” dos Estados Unidos. As informações são da AFP.

“Vou ativar nesta semana um plano especial para garantir a cobertura, com mais de 4,5 milhões de milicianos, de todo o território nacional, milícias preparadas, ativadas e armadas”, anunciou Maduro em ato transmitido pela TV, ao ordenar “tarefas” perante “a renovação das ameaças” dos Estados Unidos contra a Venezuela.

“Fuzis e mísseis para a força camponesa! Para defender o território, a soberania e a paz da Venezuela”, proclamou Maduro.

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo