Ouvindo...

Trabalhadores do transporte urbano anunciam greve em Juiz de Fora

Ação é por tempo indeterminado e começa na terça (16)

Os trabalhadores do transporte público de Juiz de Fora decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da meia-noite da terça-feira (16), por causa do impasse nas negociações salariais com as empresas do setor. A decisão foi tomada durante assembleia da categoria realizada nesta quinta-feira (11).

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano (Sintrro) informou que publicou o edital de greve, conforme determina a lei, oficializando a medida junto aos órgãos competentes e avisando a população. Conforme o sindicato, mesmo com a greve, será mantido em circulação o mínimo de ônibus exigido pela legislação.

As negociações salariais entre trabalhadores e empresas ocorrem desde julho. Durante esse período, foram realizadas diversas reuniões mediadas pela Gerência Regional do Trabalho, mas sem que houvesse acordo entre as partes.

Nota do Consórcio Via JF e Prefeitura

Em nota, o Consórcio Via JF, responsável pelo transporte coletivo urbano, afirmou ter sido surpreendido com a divulgação do edital de greve, apesar de as negociações ainda estarem em andamento sob mediação da Gerência Regional do Trabalho.

O consórcio destacou que apresentou uma proposta para avaliação conjunta da classe patronal e dos trabalhadores, e que uma nova reunião está prevista para a próxima segunda-feira (15), quando ambas as partes devem deliberar sobre a aprovação da proposta.

A Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de Juiz de Fora, que informou que respeita a manifestação dos trabalhadores e espera que um acordo seja alcançado em breve.

Saiba mais

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.