As causas do
Houve perícia técnica no local e a 33ª Delegacia de Polícia Civil em Eugenópolis é a responsável pela investigação. Com estas mortes e mais a de um homem em Muriaé, também nesta terça, dobrou o número de vítimas fatais no período chuvoso em Minas Gerais: agora são 10 óbitos no estado.
Em nota, o Governo de Minas Gerais, manifestou solidariedade aos familiares e amigos das cinco pessoas que morreram vítimas do desabamento de residência em Eugenópolis e em Muriaé na Zona da Mata, atingidas por deslizamento de terras decorrentes das fortes chuvas que afetaram a região.
Segundo o Governo Estadual, as autoridades atuam nos procedimentos de reconhecimento das vítimas. E as equipes da Defesa Civil Estadual seguem nas cidades em suporte às Defesas Civis Municipais. (leia abaixo íntegra da nota)
Município em luto e solidariedade
Nas redes sociais, a Prefeitura de Eugenópolis publicou nota lamentando a tragédia na comunidade da Pratinha. “Neste momento de consternação, o município se coloca ao lado dos familiares, amigos e de toda a comunidade atingida, prestando solidariedade e apoio diante de tamanha dor. Que a fé, a união e o acolhimento tragam conforto aos corações enlutados”.
Confira a
Tragédia na Zona da Mata
Segundo os Bombeiros, após o trabalho da equipe no
A casa foi totalmente soterrada e os quatro moradores estariam no imóvel. Durante os trabalhos de escavações, os corpos foram localizados e repassados à Polícia Civil para as providências legais.
Íntegra da nota do Governo de MG
O Governo de Minas manifesta solidariedade aos familiares e amigos das cinco pessoas que morreram na madrugada desta terça-feira (10/02), vítimas do desabamento de residências na Zona da Mata, atingidas por movimentos de massa decorrentes das fortes chuvas que afetaram a região.
Em Eugenópolis, o encharcamento do solo provocou o desabamento de uma residência na Comunidade do Prata, resultando na morte de quatro pessoas. Em Muriaé, outra edificação cedeu e causou o óbito de um homem. As autoridades atuam nos procedimentos de reconhecimento das vítimas.
As ocorrências foram prontamente atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que atuou nas buscas nos escombros com apoio das Forças de Segurança. Equipes da Defesa Civil Estadual seguem nos municípios em suporte às Defesas Civis Municipais.
O Governo de Minas reitera seu compromisso tanto no atendimento às ocorrências quanto na execução de ações estruturantes de prevenção de desastres nos 853 municípios mineiros, conforme o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso, com foco na redução de riscos e na ampliação da proteção à população.
O Estado opera em nível de situação de perigo — nível operacional vermelho — adotado quando há possibilidade de eventos de maior severidade e desastres de grande impacto, com monitoramento permanente das condições climáticas e envio de alertas à população.
A população deve acionar o CBMMG (193) e a Defesa Civil Municipal (199), com apoio da Defesa Civil Estadual, ao identificar sinais de risco, como alterações estruturais ou trincas em residências.