Depois de 4h de paralisação, os trabalhadores do transporte coletivo de Juiz de Fora encerraram o protesto. Os ônibus voltaram a circular às 19h.
De acordo com a Prefeitura, os agentes de trânsito estão acompanhando a retomada da circulação dos coletivos.
Fontes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Juiz de Fora (Sinttro) disseram à Itatiaia que a decisão pela volta ao trabalho foi tomada em conjunto com os trabalhadores.
Em conversa com a Itatiaia, o vice-presidente do Sinttro, Claudinei Janeiro, informou que não há previsão de paralisação para esta sexta-feira (25) e que o manifesto foi encerrado após as partes envolvidas entrarem em acordo.
Em nota, o Consórcio Via JF informa que o serviço de transporte público foi devidamente restabelecido e que busca o diálogo com as autoridades competentes e demais partes envolvidas, com vistas à construção de uma solução equilibrada e viável para o reajuste salarial dos rodoviários. (Confira a íntegra da nota abaixo)
Impasse na negociação salarial
A paralisação começou às 15h. Em entrevista à Itatiaia, o presidente do Sinttro Vagner Evangelista explicou que o motivo foi a divergência sobre o índice de reajuste salarial da categoria. O sindicato patronal ofereceu 2,5% de aumento. Já a representação dos trabalhadores pediu 12%, a soma do INPC mais 6% de ganho real.
A informação do impasse quanto ao índice econômico foi confirmada em nota enviada pelo Consórcio Via JF, que não divulgou o percentual. O texto destacou que o movimento é considerado ilegal, por ocorrer durante a negociação coletiva. A nota afirma ainda que há expectativa de nova reunião sob mediação do Ministério do Trabalho.
Mais cedo, em publicação nas redes sociais, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que, após tomar conhecimento da paralisação, a Secretaria de Mobilidade Urbana notificou as empresas da concessão visando à restauração da normalidade no mais breve prazo possível.
Íntegra da nota do Consórcio Via JF
O Consórcio Via JF informa que o serviço de transporte público foi devidamente restabelecido, garantindo a retomada da prestação essencial à população de Juiz de Fora.
Reiteramos nosso compromisso com a legalidade, a continuidade do serviço público e, sobretudo, com os usuários que dependem do transporte coletivo urbano diariamente.
O Consórcio permanece aberto ao diálogo com as autoridades competentes e demais partes envolvidas, com vistas à construção de uma solução equilibrada e viável para o reajuste salarial dos rodoviários.
Buscamos uma negociação que contemple os legítimos interesses das partes, sem causar prejuízos à população e em consonância com os princípios da razoabilidade, proporcionalidade e do interesse de todos.
📲 https://t.co/D7sPq60xZI
— Rádio FM Itatiaia / Juiz de Fora (@ItatiaiaJF) July 24, 2025
📷 Joubertt Telles e Mayara Fernandes/Itatiaia#itatiaia #itasat #itatiaiajf #juizdefora #paralisacao #transportecoletivo #onibusurbano #sinttro #consorcioviajf #smu #prefeitura pic.twitter.com/NAPdWjiZ93