Ouvindo...

Trabalhadores do transporte urbano paralisam atividades em Juiz de Fora

Motivo seria impasse na negociação salarial. SMU notificou empresas sobre a retomada do serviço o quanto antes.

Ônibus urbanos parados na Avenida Rio Branco nesta quinta (24)

Os funcionários do transporte urbano de Juiz de Fora paralisaram as atividades na tarde desta quinta-feira (24) em Juiz de Fora.

A Itatiaia entrou em contato com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Juiz de Fora (Sinttro), que explicou que o motivo foi a divergência sobre o índice de reajuste salarial da categoria. O sindicato patronal ofereceu 2,5% de aumento. O sindicato quer 12%, a soma do INPC mais 6% de ganho real. Ouça a entrevista do presidente Vagner Evangelista ao repórter Joubertt Telles.

A informação foi confirmada em nota enviada pelo Consórcio Via JF, que informa que houve um impasse quanto ao índice econômico. O percentual não foi divulgado.
O texto destacou que o movimento é considerado ilegal, por ocorrer durante a negociação coletiva. A nota afirma ainda que há expectativa de nova reunião sob mediação do Ministério do Trabalho. (Confira íntegra da nota abaixo)

Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que tomou conhecimento da paralisação do transporte coletivo na Avenida Rio Branco e foi informada de que este processo se relaciona à campanha salarial dos trabalhadores rodoviários. A Secretaria de Mobilidade Urbana já notificou as empresas da concessão visando à restauração da normalidade no mais breve prazo possível.

Nota do Consórcio Via JF

O Consórcio Via JF informa a toda comunidade de Juiz de Fora que a paralisação deflagrada é considerada ilegal, pois ocorre em plena fase de negociação coletiva, sem o esgotamento das instâncias jurídicas previstas na Lei nº 7.783/1989. Além disso, o movimento foi instaurado sem a observância dos requisitos essenciais exigidos por lei:

Art. 10, que lista o transporte coletivo como atividade essencial
Art. 11, que impõe a manutenção de, no mínimo, 30% dos serviços durante a greve
Art. 13, que determina notificação prévia com, no mínimo, 72 horas de antecedência

Houve impasse quanto ao índice econômico, apesar de permanecer o diálogo institucional, com expectativa de nova reunião sob mediação do Ministério do Trabalho.
Ressaltamos que a deflagração antecipada da paralisação afronta o princípio da boa-fé negocial, interfere na prestação de serviço público essencial e acarreta a adoção de eventuais medidas legais cabíveis, inclusive por abuso do direito de paralisação.

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.