Prefeitura anuncia edital para projeto de obra do novo HPS de Juiz de Fora

Licitação vai contratar empresa para avaliar estrutura atual da obra do Hospital Regional. Recursos são provenientes de convênio entre governos municipal e estadual

Novo HPS será no endereço onde funcionaria o Hospital Regional da Zona da Mata

A Prefeitura de Juiz de Fora anunciou a publicação do edital para dar andamento à obra do novo Hospital de Pronto Socorro (HPS), que será construído onde seria o Hospital Regional, na Zona Norte.

Em coletiva, a Prefeita Margarida Salomão explicou que o documento será assinado nesta sexta (9) e publicado no Atos do Governo de sábado (10).

O Governo Estadual liberou R$ 5 milhões, resultado do convênio assinado com o Governo Municipal em acordo após negociação que envolveu Ministério Público (MPMG) e Vara da Fazenda Estadual.

Os recursos serão utilizados na contratação para avaliação da estrutura edificada do Hospital Regional da Zona da Mata, no bairro São Dimas; elaboração do projeto executivo de engenharia que permitirá a retomada das obras no local. A expectativa da entrega dos projetos é de 18 meses, a partir da assinatura do convênio.

Obras são a etapa seguinte

Após esta etapa, conforme divulgado pelo Governo de MG, será realizado um segundo convênio para o repasse de mais de R$ 65 milhões para custear as obras. Conforme o Executivo Estadual, o recurso já está garantido. E o procurador-geral do Município, Marcus Motta, destacou, em dezembro, que há o compromisso de complementação do valor, se necessário.

As obras serão responsabilidade do Município, com prestação de contas ao final ao Estado. Ambos se comprometeram a informar à Justiça o andamento do projeto.

A Secretaria de Saúde informou que o novo HPS terá área semelhante ao atual, mas com infraestrutura adequada, moderna e adaptada. A capacidade será para atendimento a mais de 205 municípios da região e cerca de 2 milhões de pessoas.

Ouça a matéria

Impasse sobre obra inacabada durou 15 anos

Iniciada em 2010, a construção do hospital previa o repasse regular de verba estadual à Prefeitura de Juiz de Fora. Em 2017, a obra foi interrompida, por falta de repasses financeiros e por irregularidades na prestação de contas.

Cinco anos depois, o município e o Governo de MG firmaram um acordo, mediado pelo MP, no qual a Prefeitura firmou o compromisso de transferir ao Estado a posse dos terrenos vinculados à futura unidade de saúde, como forma de quitar a dívida relacionada à construção – referentes aos valores repassados até então.

Leia sobre o Hospital Regional/Novo HPS

Leia também

Márcio Santos é jornalista e locutor. Como repórter, participou de várias jornadas esportivas pela Itatiaia e também tem passagens pelas rádios CBN, Globo, Solar e jornal Tribuna de Minas.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...