Assinado convênio para elaboração de projeto de obra do novo HPS de Juiz de Fora

Será analisada a retomada das obras na estrutura inacabada do Hospital Regional no Bairro São Dimas para abrigar a unidade, segundo Prefeitura.

Obra do Hospital Regional em Juiz de Fora

A Prefeitura de Juiz de Fora e o Estado de Minas Gerais assinaram nesta quinta-feira (18) convênio no valor de R$ 5 milhões para a elaboração dos projetos necessários para a construção do Novo Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Juiz de Fora.

O acordo é resultado da negociação que envolveu Ministério Público (MPMG) e Vara da Fazenda Estadual.

Conforme a Prefeitura, os recursos serão utilizados na avaliação da estrutura edificada do Hospital Regional da Zona da Mata, no bairro São Dimas, elaboração do projeto executivo de engenharia que permitirá a retomada das obras no local, onde será abrigado o novo Hospital de Pronto Socorro de Juiz de Fora.

A expectativa da entrega dos projetos é de 18 meses, a partir da assinatura do convênio. O passo seguinte, de acordo com o procurador-geral do Município, Marcus Motta, o município vai receber o repasse de mais R$ 65 milhões para a execução da obra.

“Há também o compromisso, por parte do Estado, de que, se necessário, esse valor será complementado”, afirmou o procurador.

A Secretaria de Saúde informou que o novo HPS terá área semelhante à do equipamento atual, mas com infraestrutura adequada, moderna e adaptada. E a capacidade para atender a mais de 205 municípios da região e cerca de 2 milhões de pessoas.

Ouça a matéria

Impasse sobre obra inacabada durou 15 anos

Iniciada em 2010, a construção do hospital previa o repasse regular de verba estadual à Prefeitura de Juiz de Fora. Em 2017, a obra foi interrompida, por falta de repasses financeiros e por irregularidades na prestação de contas.

Cinco anos depois, o município e o Governo de MG firmaram um acordo, mediado pelo MP, no qual a Prefeitura firmou o compromisso de transferir ao Estado a posse dos terrenos vinculados à futura unidade de saúde, como forma de quitar a dívida relacionada à construção – referentes aos valores repassados até então.

No entanto, em 2024, o governo estadual decidiu romper o acordo, retomando a cobrança e bloqueando novos repasses de recursos da Saúde para Juiz de Fora. Por isso, o MPMG ingressou com a Ação Civil Pública, para garantir a conclusão das obras, bem como o repasse dos recursos necessários para o custeio.

Leia sobre o Hospital Regional

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...