UFSJ anuncia implantação de novos cursos de graduação em Engenharias

Implantação das novas turmas nos campi Alto Paraopeba, Santo Antônio e Sete Lagoas será a partir de 2026.

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) anunciou a implantação de três novos cursos de graduação, com início previsto para 2026. As formações serão para Engenharia da Computação e Inteligência Artificial, Engenharia de Energia e Engenharia de Controle e Automação, respectivamente nos campi de Alto Paraopeba, Santo Antônio e Sete Lagoas.

A partir de uma janela de oportunidades aberta pelo Ministério da Educação (MEC) para a expansão da oferta em áreas estratégicas, a instituição respondeu ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), solicitando autorizações para cursos que já possuíam Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) em tramitação nas instâncias institucionais. Eles também já tinham propostas fundamentadas na reorganização de ofertas existentes e utilizariam estruturas acadêmicas e físicas já consolidadas na Universidade.

Conforme a UFSJ, a criação foi acompanhada da previsão de contratação de pessoal docente e técnico-administrativo, além de investimentos em infraestrutura diretamente vinculados às novas ofertas. Estão previstas 40 vagas docentes e 33 vagas de técnicos-administrativos em educação (TAEs), sendo 14 de nível E e 19 de nível D.

Informações sobre os cursos

  • Engenharia da Computação e Inteligência Artificial

Será implantado no Campus Alto Paraopeba (CAP), localizado divisa dos municípios de Ouro Branco e Congonhas, com ingresso da primeira turma previsto para o 1º semestre de 2026. A proposta foi elaborada e apresentada por docentes do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação, Automação, Telemática e Humanidades (DTECH), com oferta de vagas anualmente.

O objetivo é integrar a formação clássica da Engenharia da Computação às tecnologias contemporâneas de inteligência artificial, ampliando as possibilidades de ensino, pesquisa aplicada e inovação em áreas como ciência de dados, aprendizado de máquina, robótica, Internet das Coisas, automação e Indústria 4.0 e 5.0.

  • Engenharia de Energia

Também com início previsto para o 1º semestre de 2026, as turmas serão oferecidas no Campus Santo Antônio (CSA), em São João del-Rei.

Criado pelo Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF), oferecerá formação voltada à inovação, à sustentabilidade e ao desenvolvimento tecnológico, preparando profissionais para projetar, integrar e otimizar sistemas energéticos, com atuação nos desafios da transição energética e da eficiência no uso de recursos.

  • Engenharia de Controle e Automação

Com implantação prevista para 2027, no Campus Sete Lagoas (CSL), o objetivo é ampliar a atuação institucional da Universidade nas áreas de automação, sistemas inteligentes e tecnologias industriais, com formação voltada à modernização de processos produtivos, instrumentação, controle e integração de sistemas.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...