Estão abertas as inscrições para a 2ª Edição de 2025 do
Segundo a SEL, os participantes vão vivenciar atividades relacionadas a três modalidades paralímpicas, que ainda serão definidas, em um ambiente inclusivo, para proporcionar experiências práticas no esporte e ampliar a conscientização sobre o movimento paralímpico no país.
Além das atividades esportivas, o festival contará com diversas ações educativas e de cidadania ao longo do dia. Simultaneamente, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) estará presente com atividades durante todo o evento, com cronograma ainda em elaboração.
Também está confirmada a participação de acadêmicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Estudantes do curso de Direito vão abordar temas relacionados aos direitos da pessoa com deficiência, por meio de cartilhas. Já os alunos de Fisioterapia vão contribuir com orientações sobre cuidados com o corpo e práticas saudáveis. Os de Educação Física, por sua vez, atuarão como incentivadores da prática esportiva.
Assim como nos anos anteriores, o evento é promovido em duas etapas: a primeira, que aconteceu no dia 14 de junho, e a segunda, que será realizada em 20 de setembro, respectivamente, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e ao Dia do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro.
Leia também
Dia do Maratonista: entenda a origem da data e veja dicas para começar a corre rTupi apresenta novo técnico para a segunda divisão do Campeonato Mineir oLuiz Maurício alcança 2ª melhor marca do mundo no lançamento de dardo Começa a disputa do Brasileirão de Futevôlei do Gonzagão em Juiz de Fora “Educação, paciência, autocontrole”: sensei destaca benefícios do caratê