A prática de esportes tem sido muito difundida para a saúde e qualidade de vida para todos os públicos. Nesse contexto, as artes marciais contribuem para o condicionamento físico, como a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora.
Muito além disso, desperta noções de disciplina, hierarquia e gera engajamento.
Em participação no quadro Itatiaia Entrevista, o sensei Fernando Macedo destacou os benefícios do caratê. "É uma arte japonesa que, com suas técnicas desenvolve a parte disciplinar: comportamento, educação, paciência, autocontrole. É gratificante trabalhar no desenvolvimento, nesse sentido”, afirma.
O sensei ainda explica que as crianças podem começar nos tatames a partir de 2 anos e meio. “Caso elas não tenham maturidade suficiente, a gente dá uma pausa e orienta que os pais nos procurem um pouco mais tarde. O caratê pode ser praticado em qualquer idade e não tem contraindicações, desde que respeitemos o limite de cada um”, finaliza.
Confira a entrevista do sensei Fernando Macedo à jornalista Désia Souza.
Leia também
Caratecas de Juiz de Fora se preparam para o Pan-americano na Colômbia Bagagem lotada: equipe de Juiz de Fora se destaca em campeonato de caratê