Ouvindo...

Brasil tem novos restaurantes no Guia Michelin, veja novidades e entenda a classificação

Restaurantes selecionados estão em São Paulo e Rio de Janeiro, com a inclusão de 60 novos estabelecimentos

Premiação do Guia Michelin, no Copacabana Palace

O Guia Michelin, um dos mais tradicionais guias de restaurantes do mundo, apresentou nesta segunda (20) a nova seleção de restaurantes recomendados no Brasil, depois de três anos de pausa. Todos os endereços ficam no Rio de Janeiro e em São Paulo, as duas cidades avaliadas no Brasil. São 60 novos restaurantes no Brasil, país que tem um total de 140 estabelecimentos recomendados pelo Michelin.

Entenda como funciona o guia, a classificação e saiba quais são os restaurantes selecionados.

O que é o Guia Michelin?

O Guia Michelin surgiu na França, em 1900, de uma ideia simples - os irmãos Andre e Edouard Michelin, da empresa de pneus que leva o sobrenome deles, queriam estimular os motoristas a fazer viagens pelo país. Pra isso, produziram um guia cheio de informações para facilitar a vida, como mapas das estradas, onde abastecer o carro, trocar pneus e também onde comer e dormir. Na época, havia perto de 3 mil carros em toda a França!

Foi em 1926 que o Guia Michelin se tornou mais parecido com o que conhecemos hoje, com a adoção das estrelas. Nessa época, os restaurantes já eram visitados e avaliados de forma anônima, com clientes ocultos.

Hoje, eles visitam restaurantes durante todo o ano, em várias cidades do mundo. São mais de 30 mil estabelecimentos avaliados mundialmente. Se um restaurante passa no ‘critério de seleção’ do Michelin, ele entra para a lista do site. As estrelas são concedidas uma vez por ano - mantidas, aumentadas ou retiradas - de acordo com a avaliação da equipe do Guia.

Leia também:

As estrelas

Desde 1926 os restaurantes avaliados pelo Michelin são classificados em um sistema de estrelas, que varia de uma a três estrelas. Como o guia surgiu no contexto automobilístico, as classificações fazem referência a esse mundo:

  • Uma estrela significa uma cozinha onde vale a pena parar, de grande nível.
  • Duas estrelas significam uma cozinha excepcional, para a qual vale fazer um desvio.
  • Três estrelas significam um restaurante único, que, por si só, justifica uma viagem.

A cada ano, os restaurantes são reavaliados e podem manter, ganhar ou perder estrelas.

Bib Gourmand

Além dos estrelados, o guia Michelin também aponta os Bib Gourmand, restaurantes que tem uma cozinha excelente e preços mais baixos. Eles ainda não receberam estrelas Michelin, mas têm uma excelente relação custo-benefício.

Estrela verde

A estrela verde é uma outra categorização, independente das estrelas tradicionais e do Bib Gourmand. Ela mostra a preocupação com a eco-responsabilidade - restaurantes que se preocupam com a origem dos produtos, a sazonalidade, que cuidam dos resíduos que geram, etc.

Leia também

O Guia Michelin no Brasil

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro concentram os restaurantes avaliados pelo Guia Michelin no Brasil. A lista anunciada nesta segunda-feira (20), tem:

  • 6 restaurantes avaliados com duas estrelas, sendo 3 novidades;
  • 15 restaurantes com uma estrela, sendo 7 novidades;
  • 3 restaurantes que receberam a estrela verde, todos novidades;
  • 37 restaurantes na categoria Bib Gourmand, com 12 novidades.

O Brasil ainda não tem nenhum restaurante com três estrelas Michelin.

Novidades com duas estrelas Michelin

Dois restaurantes de São Paulo e um do Rio de Janeiro entraram para a lista dos que tem 2 estrelas Michelin no Brasil:

  • Evvai, em São Paulo
  • Tuju, em São Paulo, que também recebeu uma estrela verde e
  • Lasai, no Rio de Janeiro.

Os outros três restaurantes com duas estrelas no Brasil são o D.O.M. (São Paulo), o Oro (Rio de Janeiro) e o Oteque (Rio de Janeiro).

Novidades com uma estrela Michelin

Seis restaurantes em São Paulo e um no Rio de Janeiro alcançaram a primeira estrela Michelin. No Brasil, são quinze restaurantes com uma estrela. Veja as novidades:

Novos Bib Gourmand

O Brasil tem 37 restaurantes nessa categoria, sendo 12 novos restaurantes.

No Rio de Janeiro, estão:

Imagem que representa a categoria ‘Bib Gourmand’, com o símbolo da Michelin

A cidade de São Paulo tem outros 10 novos nomes:

Como acessar o Guia Michelin?

Atualmente o Michelin está disponível na internet, gratuitamente. Neste link é possível ver os 140 restaurantes premiados no Brasil e também pesquisar em todo o mundo.

Mais restaurantes premiados no Brasil

Outros prêmios gastronômicos também celebram restaurantes brasileiros, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo. É o caso do 50 best Latin America, que indicou oito restaurantes brasileiros entre os melhores de 2023.

Há brasileiros, também, entre os 100 melhores do mundo. Os restaurantes mineiros também têm destaque - três deles foram incluídos, em 2024, no mapa de melhores descobertas do 50 best.

Por fim, a chef Janaína Torres Rueda é, hoje, a melhor chef mulher da América Latina e também do mundo pelo ranking 50 best.


Participe dos canais da Itatiaia:

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.