Época de férias, a criançada em casa, família reunida e uma preguiça danada de ir para a cozinha? Fica assim não! Vamos te dar uma forcinha com uma receita mais que especial.
Que tal preparar um estrogonofe do mesmo jeito que Janaína Rueda serve no seu restaurante Dona Onça, em São Paulo? Ah! Detalhe, não é de qualquer Chef. Janaína foi eleita a melhor Chef da América Latina pelo 50 Best e o seu A Casa do Porco conquistou o 4º lugar com o melhor restaurante latino e o 12º melhor do mundo. Vai dar para tirar a maior onda por aí.
O estrogonofe, dizem, nasceu na Rússia, na cozinha de uma tradicional e influente família, os Stroganov. Teria sido o cozinheiro da família, o francês Charles Briere o autor da receita que, na época, era considerada comida de gente rica.
Originalmente, era uma mistura do jeito clássico de preparar a carne (dourada e flambada, com mostarda) com smetana, um creme azedo muito usado na gastronomia russa.
Com a emigração de vários russos no início do século XX, o prato se espalhou pelo mundo e ganhou versões usando ingredientes locais de vários países. Por aqui, ele é preparado com creme de leite e champignon. Pode ser servido com arroz branco e batata corada ou palha.
Chef Janaina Rueda, do restaurante Dona Onça, em São Paulo
Estrogonofe especial
Pela Chef Janaína Rueda, Bar da Dona Onça
Ingredientes
- 500g de alcatra cortada em tiras
- 1 cebola grande picada
- 3 tomates picados
- 250g de champignon
- 200ml de creme de leite fresco
- 500ml de água mineral
- 30ml de óleo de canola ou girassol
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
- Em uma panela de pressão, coloque o óleo e frite a carne no método pinga e frita; acrescente a cebola e refogue
- Coloque o tomate, o champignon e refogue por mais alguns minutos
- Adicione a água, aos poucos, e deixe na pressão por 7 minutos
- Destampe a panela e coloque o creme de leite; misture e espere por mais 3 minutos
- Sirva com arroz e batatas coradas