Ouvindo...

Times

Restaurante bom e barato? Conheça o ‘Bib Gourmand’ e os ‘restaurantes recomendados’ do Guia Michelin

Dezenas de restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo entraram nas listas, confira

O Guia Michelin é conhecido por premiar, com estrelas, os melhores restaurantes nas cidades que avalia. Os restaurantes premiados, claro, pode sem bastante caros. A título de exemplo, o D.O.M., comandado pelo chef Alex Atala e que manteve duas estrelas na classificação do Michelin, tem um menu degustação de R$690,00 por pessoa, fora bebidas.

Para quem quer desfrutar de boa gastronomia e preços mais baixos com o ‘selo de aprovação’ do Michelin, há duas opções. Entenda os perfis e veja quais restaurantes são indicados:

Bib Gourmand

Primeiro, vale testar os restaurantes da categoria Bib Gourmand. São locais que têm uma cozinha excelente e preços mais baixos, mas ainda não receberam estrelas Michelin. Ou seja, são campeões de custo-benefício.

O que é o Bib Gourmand?

Além do nome da categoria, o “Bib Gourmand” é também o nome dado ao bonequinho Michelin, que é símbolo da marca de pneus e do guia Michelin, lambendo os lábios. Desde 1997 ele se tornou o símbolo dos restaurantes com bom custo-benefício.

Segundo o site do Guia Michelin, depois da criação dessa categoria os avaliadores do Michelin notaram mais restaurantes oferecendo experiências gastronômicas diferenciadas.

Novos restaurantes

Neste ano, 12 novos restaurantes se juntam aos 25 restaurantes que já estavam na categoria.

No Rio de Janeiro, são dois novos locais:

A cidade de São Paulo tem outros 10 novos nomes:

Veja aqui todos os 37 restaurantes que estão na lista do Bib Gourmand do Guia Michelin.

Leia também

Restaurantes recomendados

A segunda opção está na categoria “restaurantes recomendados”, que também aparece no Guia. São restaurantes com preços mais baixos, na classificação $ e $$, e, neste ano, foram 38 novos locais recomendados. No Brasil, no total, são 82 restaurantes nesse categoria e você pode ver todos aqui.

Os 15 novos restaurantes do Rio de Janeiro e os 23 de São Paulo estão abaixo e são representantes de diversas cozinhas, como a brasileira, a japonesa, a italiana, a portuguesa, a espanhola, a francesa, a mexicana, a peruana, a coreana, a taiwanesa.

Como acessar o Guia Michelin?

Atualmente o Michelin está disponível na internet, gratuitamente. Neste link é possível ver os 140 restaurantes premiados no Brasil e também pesquisar em todo o mundo.

Mais restaurantes premiados no Brasil

Outros prêmios gastronômicos também celebram restaurantes brasileiros, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo. É o caso do 50 best Latin America, que indicou oito restaurantes brasileiros entre os melhores de 2023.

Há brasileiros, também, entre os 100 melhores do mundo. Os restaurantes mineiros também têm destaque - três deles foram incluídos, em 2024, no mapa de melhores descobertas do 50 best.

Por fim, a chef Janaína Torres Rueda é, hoje, a melhor chef mulher da América Latina e também do mundo pelo ranking 50 best.


Participe dos canais da Itatiaia:

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Leia mais