Ouvindo...

Janaína Torres é eleita a melhor chef mulher do mundo pelo 50 Best

Responsável pelos premiados A Casa do Porco e Dona Onça, a chef luta pela democratização da gastronomia no Brasil

Brasileira Janaina Torres foi eleita a melhor chef mulher do mundo

A melhor chef do mundo é brasileira: Janaína Torres, responsável pelos premiados A Casa do Porco e Dona Onça, localizados em São Paulo. A chef paulista foi a escolhida da vez pelo The World’s 50 Best, um dos principais rankings de gastronomia do mundo.

Além dos títulos mais famosos, Janaína também está à frente da lanchonete de cachorro-quente Hot Pork, da Sorveteria do Centro e da Merenda da Cidade, também localizados na capital paulista, todos no bairro em que ela cresceu. A brasileira já havia recebido o prêmio de melhor chef mulher da América Latina em 2023.

Janaína foi definida como o 50 Best como “um fenômeno multitarefa”. Ativista, sommelier e professora de samba, a cozinheira é considerada como figura central do movimento da gastronomia social no Brasil, buscando democratizar a comida de qualidade através dos empreendimentos que comanda.

“Agora, a chef pode adicionar ‘embaixadora internacional’ ao seu extenso currículo: como detentora do título de Melhor Chef Feminina do Mundo 2024", anunciou a publicação. A brasileira foi a mais votada pela Academia, que inclui 1.080 especialistas da indústria de restaurantes ao redor do mundo.

“Ahhhhh que emoção! Amo meu Brasil, amo minha América Latina, amo cozinhar, amo estar com gente! Obrigada!”, escreveu Janaína nos comentários da publicação do 50 Best. A chef foi parabenizada por grandes nomes da gastronomia nacional, como Tássia Magalhães, Carmen Virgínia e Rodrigo Mocotó.

Leia também

Aprenda a fazer o strogonoff da melhor chef do mundo

Que tal preparar um estrogonofe do mesmo jeito que Janaína Rueda serve no restaurante Dona Onça, em São Paulo? Aprenda como repaginar a receita clássica.

Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.