Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Três restaurantes mineiros são incluídos em mapa global do ’50 Best’

Birosca S2, Cozinha Tupis e Pacato agora figuram ao lado de Gluton em seleção dos melhores restaurantes de Belo Horizonte

Três restaurantes mineiros são incluídos em mapa global do '50 Best'

Birosca S2, Cozinha Tupis e Pacato foram incluídos no mapa

Reprodução/ Instagram

Três restaurantes mineiros foram incluídos no mapa global 50 Best Discovery, site da marca por trás das classificações e prêmios atuais que ranqueia os melhores restaurantes, bares e chefs do mundo. Birosca S2, Cozinha Tupis e Pacato agora figuram ao lado de Gluton em seleção dos melhores restaurantes de Belo Horizonte.

Conheça os restaurantes de BH selecionados pelo 50 Best

Birosca S2

Definido pela plataforma como “a joia da coroa no que diz respeito ao crescente império de hospitalidade” da chef Bruna Martins, o restaurante existe na capital há quase uma década. Inspirado pela cozinha familiar, misturando tradições brasileiras e europeias, ele existe em paralelo aos outros empreendimentos de Bruna, o Gira Vinho e o Florestal.

Endereço

Rua Silvianópolis, 483, Santa Tereza, Belo Horizonte, MG

A chef Bruna Martins, responsável pela Birosca, além do Florestal e Gira Vinho, destacou o processo até o reconhecimento do 50 Best. “Foi correndo muito atrás. Tanto com pesquisa, como mão na massa. Minha equipe, que é muito f*. Entrei em um processo de fazer um trabalho mais relevante e acho que o momento de reconhecimento veio quando tinha que vir. (...) Foram 10, 11 anos de muito trabalho”, anunciou nas redes sociais.

Leia Também

Cozinha Tupis

Localizado no Mercado Novo, o restaurante foi definido pelo 50 Best como “um dos melhores” do espaço que abriga outros estabelecimentos e lojas. A Tupis foi aberta em parceria com a Cervejaria Viela, outro sucesso da capital mineira, e é comandada pelo chef Henrique Gilberto. “Sem frescura”, o estabelecimento tem um cardápio para todo gosto, que muda diariamente.

Endereço

Av. Olegário Maciel, 742 - LJ 2161, Centro, Belo Horizonte, MG

Henrique relatou à Itatiaia que a equipe está muito orgulhosa na nova conquista. “Quando fizemos a Cozinha Tupis, a gente queria realmente sintetizar a comida centro-belo-horizontina, que é tão celebrada. A comida boêmia que a gente tem na cidade. Fico muito feliz por estarmos sendo reconhecidos por isso, por tentar traduzir a essência da nossa cidade”, destaca.

Pacato

“Você encontrará o Pacato longe da agitação da cidade, escondido em uma rua residencial”, adianta a plataforma. Com visual que contrasta entre moderno e aconchegante, o restaurante é chefiado por Caio Soter e conquistou a capital mineira e a crítica especializada ao elevar traços da gastronomia local.

Endereço

R. Rio de Janeiro, 2735, Lourdes, Belo Horizonte, MG

Caio afirmou que é muito especial ter o restaurante como referência de alta cozinha mineira, que sempre foi o motivo de existência do Pacato. “A gente ficou muito feliz porque pra gente é muito importante levar Minas Gerais pro mundo. Esse é o motivo do Pacato existir. Saber que tem alguém que está saindo da Tailândia, do Japão, de Nova Iorque ou de Paris para vir em Belo Horizonte e tem o Pacato num guia internacional como referência de alta cozinha mineira é muito especial e acaba sendo um reconhecimento para a nossa equipe também”, celebrou.

O que é o 50 Best Discovery

Colecionando restaurantes, bares e hotéis, o mapa lançado pela marca 50 Best em 2019 traz a ideia de apresentar locais que vão além dos selecionados pelo ranking anual. Todos estabelecimentos incluídos foram selecionados por pelo menos um dos 1.700 votantes - entre críticos gastronômicos, chefs, gastrônomos e proprietários.

O site apresenta um mecanismo de busca que permite que usuários encontrem estabelecimentos por cidade, região ou país, apresentando locais para hospedagem e alimentação. Após a pesquisa, a plataforma também fornece um resumo sobre o estilo e origem do negócio, além do preço médio por pessoa e informações de funcionamento.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.


Leia mais