Pedro Scooby e o grupo de surfistas que apoiou os resgates de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul deixaram o estado na manhã deste sábado (11), quase uma semana depois de seguirem rumo ao Sul do país. Através das redes sociais, os atletas relataram que a demanda por resgates diminuiu, mas que ainda há uma segunda fase: angariar doações para os gaúchos.
“A gente está indo para o Rio de Janeiro, mas tem uma galera muito boa que está assim. Tem muita galera boa aqui na função e, assim, a gente vai estar em alerta. Se precisar, a gente volta. Mas, eu espero... se eu não precisar voltar, é porque tá tudo bem”, contou Scooby através dos stories. Durante a passagem pelo estado, o
O surfista também relatou que os jet-skis que o grupo conseguiu através de doações ficarão no estado. “A gente equipou eles inteiros, botou sled, carreira, deixou eles todos prontos para resgate. A gente tá deixando para os Velejadores Solidários que, junto com médicos, vão levar vacina e mantimentos para as pessoas que não quiseram sair de casa”, contou Scooby.
Ainda através dos stories, ele enfatizou que os equipamentos são para os gaúchos. “São para o Rio Grande do Sul, são um presente para o Rio Grande do Sul, para os resgates. Se a gente não precisar voltar, é porque tá tudo bem”, encerrou.
Também surfista e ex-BBB, Lucas Chumbo também falou sobre a experiência antes de deixar o RS. “Bem cansado dessa missão toda, mexeu com a gente e deixou todo mundo com o sentimento a flor da pele. Tá todo mundo mentalmente cansado, fisicamente cansado”, afirmou o atleta, que relatou o “sentimento de missão cumprida” após o auxílio nos resgates.
Chumbo enfatizou que a retirada de pessoas ilhadas ou em zonas de risco foi apenas o início da ajuda ao estado. “Agora quem ficou ali vai manter a entrega de mantimentos, o resgate de quem tá precisando, porém, a demanda diminuiu bastante. A segunda fase é a gente focar em doações”, anunciou o ex-BBB.
"É uma fase longa que eles vão estar em abrigos, as famílias precisam de mantimentos, cobertores, de roupas, de tudo. Eles perderam tudo e tem muitas almas caridosas aqui no RS se voluntariando para abraçar essa causa. Quem puder, quem quiser, o RS tá precisando, é a gente focar nosso amor para essa causa”, encerrou Chumbo.
Quem também compartilhou um relato foi Will Santana, que havia denunciado a ação de facções que impediam o resgate de vítimas. “Estamos voltando para casa. Primeira fase concluída com sucesso! Hora de nos recuperar, cuidar da saúde da mente e dos equipamentos”, escreveu o atleta.
Grupo de surfistas apoia vítimas no RS
O surfista e ex-BBB Pedro Scooby está no Rio Grande do Sul auxiliando no
Na quarta (8),
Quem são os surfistas que estão ajudando em resgates no RS Campeão olímpico chega ao RS para ajudar no resgate de vítimas das chuvas Vídeo: surfista amigo de Pedro Scooby mostra resgate de jet ski no RS Chuvas no RS: jogadores abraçam campanhas para arrecadação de água potável
Um dos atletas do grupo, Willyam Santana, chegou a
A Itatiaia questionou o governo do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Segurança Pública do estado sobre o caso. Em nota, a SSP-RS relatou que “a Brigada Militar está reforçando as áreas afetadas e empenhando esforços para manter a segurança da população neste momento”, mas não deu detalhes sobre possíveis investigações. O governo não deu retorno até o momento, mas o espaço segue aberto.