Nesta quarta-feira (8), o surfista Ítalo Ferreira viajou ao Rio Grande do Sul para ajudar nos resgates de vítimas das chuvas que assolam o estado. O campeão olímpico, assim como outros atletas, se une a amigos e demais membros das equipes de ajuda que estão presentes nas áreas mais devastadas.
“Já estou no Sul com os amigos e vamos dirigir até as áreas mais afetadas para nos juntarmos às equipes de resgate que estão há alguns dias trabalhando intensamente para ajudar as pessoas”, publicou o atleta no X (antigo Twitter).
- Quem são os surfistas que estão ajudando em resgates no RS
- Vídeo: surfista amigo de Pedro Scooby mostra resgate de jet ski no RS
- Rafael Sobis, ex-Inter e Cruzeiro, sobre tragédia no RS: ‘Vivendo o pesadelo’
- Chuvas no RS: jogadores abraçam campanhas para arrecadação de água potável
- Alan Ruschel rebate presidente do Atlético-GO: ‘Não é mais sobre futebol’
Anteriormente, nesta terça-feira (7), Ítalo Ferreira arrecadou R$ 100 mil ao vender cerca de 17 pranchas autografadas. Os itens foram utilizados pelo surfista em diversas competições ao redor do mundo. O valor, alcançado em apenas uma hora, será revertido para o auxílio das pessoas atingidas pelas enchentes.
Além disso, o atleta informou que, em parceria com amigos, fechou o envio de um caminhão com mantimentos ao estado e que conseguiu um jet-ski para contribuir nos resgates e buscas.
Tragédia no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul vive em situação de calamidade pública desde a última segunda-feira (29), quando iniciaram-se os temporais no estado. Enchentes assolam diversas cidades gaúchas e vitimaram milhares de pessoas. Nesta quarta-feira (8), de acordo com informações da Defesa Civil, o número de óbitos está em 95. Ainda há 128 desaparecidos.
Nos 414 municípios afetados, há 66.434 pessoas em abrigos, 158.992 desalojados e 372 feridos. Há quatro mortes em investigação.
Como ajudar?
Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.