O grupo de resgate que conta com participação de Pedro Scooby e outros surfistas especializados em ondas gigantes tem chamado atenção do público durante as ações para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Willyam Santana, um dos surfistas no local, relatou que facções estão impedindo que moradores deixem locais alagados.
O surfista relatou que, na manhã desta terça-feira (7), foi realizada uma reunião com a Polícia do Rio Grande do Sul na principal base de voluntários. “A gente conseguiu passar algumas informações, algumas coisas que eu vi ontem. Tem facções que estão impedindo as famílias de saírem”, revelou Santana.
“Eu botei pessoas no barco e, na hora de sair, veio uma mulher dentro do lugar em que eles estão alojados e todo mundo saiu [do barco] com medo”, completou o surfista em publicação feita nos stories. Conforme revelado por ele e outros atletas do grupo, o foco do dia é resgatar moradores de Eldorado do Sul.
No relato compartilhado nas redes sociais, Santana não revelou em qual região as facções estariam agindo para impedir resgates de moradores. Durante o primeiro dia no estado, os surfistas se empenharam no resgate de moradores de Eldorado do Sul, mas destacaram que, agora, as ações serão mais focadas em áreas determinadas.
A Itatiaia questionou o governo do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Segurança Pública do estado sobre o caso. Em nota, a SSP-RS relatou que “a Brigada Militar está reforçando as áreas afetadas e empenhando esforços para manter a segurança da população neste momento”, mas não deu detalhes sobre possíveis investigações. O governo não deu retorno até o momento, mas o espaço segue aberto.
Enchentes no RS
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou, também nesta quarta-feira (8),
Grupo de surfistas apoia vítimas
A primeira parada da equipe foi na cidade de Eldorado do Sul, que conta com 40 mil habitantes e está praticamente toda debaixo d'água. Em imagens postadas nesta noite, Scooby exibiu o momento em que resgatava crianças e adultos.