Ao responder dúvidas dos seguidores nas redes sociais sobre doação de medula óssea, Fabiana Justus exaltou o Sistema Único de Saúde (SUS). A influenciadora, diagnosticada com leucemia mieloide aguda, explicou que mesmo ela fazendo o tratamento em um hospital particular, “todos têm esse direito”.
Um seguidor questionou se o valor gasto no transporte da medula do doador até o paciente é pago pela própria pessoa, mas Fabi explicou: “Todo trâmite, desde a coleta da medula, o transporte dessa medula, até chegar no receptor, ele é feito pelo SUS. Então, independente de eu estar em um hospital particular, pagar o tratamento ou não, esse processo do transplante, o transporte da medula chegar até você [é feito pelo SUS].”
“Mesmo que seja uma doação no Brasil, você é de São Paulo e seu doador é da Bahia, esse transporte para chegar até você é o SUS. Transporte lá de fora também é o SUS que garante, que faz, que orgniza tudo. Todos têm esse direito, é do SUS”, destacou ela.
Ela explicou sobre seu doador: “
Pega da medula
Diferente de transplantes com órgãos sólidos, no caso da influenciadora o órgão é líquido, como explica Mariana Chalup, hematalogista do Cancer Center Oncoclínicas. "É um sangue que está presente dentro dos ossos, então não é possível, como no caso de órgão sólidos, a gente fazer uma cirurgia para retirada desse tecido que é um tecido líquido”, pontua.
Para “destruir a medula óssea doente”, o paciente passa por doses altas de quimioterapia. Depois,
“Essas células sanguíneas do doador vão ficar então circulando por um período no corpo desse paciente até que elas consigam encontrar o local restrito da medula óssea, da produção de células sanguíneas. E elas vão amadurecer e voltar a produzir os componentes do sangue” , explica a médica.
A hematologista esclarece que a pega da medula “é um marcador do momento que é percebido que o corpo do paciente está conseguindo produzir novamente as células do sangue”.
Essa constatação ocorre após um exame de hemograma, que é feito diariamente nos pacientes transplantados.
Diagnóstico de Fabiana Justus
No dia 25 de janeiro deste ano, Fabiana revelou
No dia 27 de março,