Ouvindo...

Ex-repórter do BBB imita cena do Tio Paulo em programa televisivo e gera polêmica

Vinicius Valverde reproduziu o caso que ocorreu em uma agência bancária e foi criticado

Vinicius Andrade é criticado após reproduzir cena do Tio Paulo

Ex-repórter do BBB e agora apresentador do programa “Tá na Hora” na TV Thati SBT, Vinicius Valverde gerou controvérsia ao imitar uma cena envolvendo a morte de Paulo Roberto Braga, ocorrida em uma agência bancária. Durante a transmissão, ele reproduziu a situação, o que desencadeou críticas nas redes sociais.

Vinicius compartilhou o vídeo do momento nas redes sociais e escreveu: “Não é uma piada,é uma vergonha…vergonha de quem levou um morto para pegar empréstimo num banco;e vergonha também da falta de ética e seriedade nesse país ao ponto de alguém crer ser possível fazer um empréstimo através de um morto...”

No entanto, internautas expressaram indignação com a atitude do jornalista, considerando desrespeitosa diante do trágico acontecimento. Comentários como “Falta de respeito fazer piada com a situação desse senhor” e “Não combina com seu jornalismo, que sempre foi nota dez. Triste por você" foram comuns entre os usuários das redes.

Valverde, por sua vez, se defendeu das críticas, argumentando que sua intenção era destacar a fragilidade moral e normativa do país. Ele afirmou que frequentemente aborda tais questões em seu programa e lamentou que sua representação não tenha sido compreendida dessa maneira pelos espectadores.

A polêmica levantou debates sobre os limites do humor e da liberdade de expressão na mídia, especialmente quando envolve situações sensíveis e trágicas como a morte de Paulo Roberto Braga.

Leia também

Entenda o caso

O caso do ‘Tio Paulo’ gerou grande repercussão nos últimos dias. Um vídeo feito por funcionários de uma agência bancária do Rio de Janeiro mostravam Érika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, tentando fazer com que Paulo Roberto Braga, de 68, assinasse um contrato de empréstimo de R$ 17 mil. Ele estava visivelmente inconsciente, o que despertou a desconfiança dos que trabalhavam na agência.

Érika está presa por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver. A defesa dela alega que o idoso chegou vivo ao banco, mas a polícia afirma que ele já estava morto. O laudo do IML apontou que Paulo Roberto morreu de broncoaspiração que é quando o conteúdo do estômago, normalmente o suco gástrico com ou sem restos alimentares, é aspirado e entra nas vias respiratórias.

Imagens de câmeras de segurança mostram os momentos que antecederam a chegada dos dois a agência. Primeiramente, eles vão a um shopping também em Bangu, onde chegam num carro por aplicativo. Érika passeia pelo shopping com Paulo, que está numa cadeira de rodas, e a todo momento a cabeça do idoso fica tombada para o lado. Érika tenta fazer um empréstimo numa loja, mas sem sucesso, e então sai do local e segue para uma agência bancária, localizada a 500 metros do shopping.

O motorista que levou os dois ao local foi ouvido pela polícia e relatou não ter notado nada de estranho na viagem.

Agora a polícia apura se o idoso pegou outros empréstimos, se ele entrou vivo na agência bancária e também se há mais envolvidos nesse caso. O caso teve grande repercussão no Brasil e, também, na imprensa internacional.


Participe dos canais da Itatiaia:

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.