Ouvindo...

Trump quer ser o Papa da Soja! E o Brasil como fica?

Como pode um país como o Brasil ter portas fechadas com a maior economia do mundo? Até a soja brasileira está sendo colocada em cheque

Confira com Valdir Barbosa

Enquanto o Brasil vai se encurralando com o tarifaço, com o Itamarati não conseguindo nenhum contato com a Casa Branca, o presidente Lula busca conversas com a Rússia, Índia e China que já negociam com os americanos. Como pode um país como o Brasil ter portas fechadas com a maior economia do mundo? Até a soja brasileira está sendo colocada em cheque.

Amigas e amigos do Agro!

Ao anunciar uma trégua de mais 90 dias para prosseguir as negociações tarifárias com a China, o presidente Donald Trump deixou claro que vai voltar a ser o grande fornecedor de soja para os chineses.

E o Brasil como fica, sendo hoje o primeiro exportador? Não há dúvida que os americanos vão definir uma cota própria nesse futuro acordo com os chineses.

Vamos ao início da história!

Em 2018, no primeiro mandato de Donald Trump, começou o atrito tarifário com a China. A soja americana era mais cara e novas tarifas foram aplicadas pelo governo americano.

A China deu o troco e começou a comprar a soja brasileira transformando a nossa produção e exportação, prejudicando o produtor americano.

A imprensa relatava na época a insatisfação de Trump que levou um “chapéu chinês” e perdeu a liderança mundial para o Brasil. Derrota gigantesca para Trump!

Em agosto de 2018, o site de notícias Bloomberg informava o primeiro grande embarque da soja brasileira para a China.

A Revista Forbes anunciou que a China politicamente quis reduzir a importancia americana na exportação de commodities.

Segundo a CNN, na ocasião, Trump não gostou da China só comprando soja do Brasil. A derrota de Trump gerou comentários pelo mundo afora.

Hoje, Trump quer recuperar o tempo perdido. Autoridades do governo brasileiro anestesiadas não conseguem completar um telefonema com a Casa Branca.

Reunião virtual do Ministro Haddad como Secretário do Tesouro Americano, amanhã, foi cancelada.

Presidente Lula se reuniu com ministros para fechar o Plano de Contingência para amortecer os efeitos do tarifaço e não conseguiu encontrar soluções. Talvez nem seja divulgado hoje.

Lula ligou para Xi Jimping ontem noite e entre os assuntos, o principal está a soja brasileira que os Estados Unidos querem tirar do mercado chinês.

Momento de incertezas para o agro brasileiro!

Itatiaia Agro, Valdir Barbosa…

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.