Ouvindo...

Câncer de Kate Middleton e de rei Charles III: relembre ‘sumiço’ e polêmicas

Princesa de Gales anunciou que, assim como o sogro, está em tratamento contra um câncer descoberto após cirurgia

Rainha consorte Camila, rei Charles III e o príncipe e a princesa de Gales, William e Catharine

A princesa de Gales, esposa de William, filho do rei Charles III e primeiro na linha de sucessão ao trono, anunciou, nesta sexta-feira (22) que está tratando um câncer.

O comunicado do Palácio de Kensington veio meses após o monarca anunciar um diagnóstico da doença. Relembre:

Última aparição pública de Kate

A princesa de Gales apareceu publicamente em compromisso oficial pela última vez em 25 de dezembro. Na ocasião, ela participava de uma caminhada realizada anualmente pela família real em Sandringham, até a igreja. Kate estava acompanhada do marido e dos três filhos do casal, George, Charlotte e Louis.

Enquanto a princesa passou mais de 80 dias sem ser vista de forma clara em público, o rei Charles III manteve a agenda de compromissos, assim como o filho. O único momento em que o monarca ficou afastado foi quando precisou ser submetido a uma cirurgia.

Cirurgias de Kate e Charles

Em 16 de janeiro, Kate foi admitida em um hospital particular de Londres para uma “cirurgia abdominal planejada”. A operação só foi anunciada pelo Palácio de Kensington no dia seguinte, quando informaram que ela ficaria internada por mais duas semanas.

Também em 17 de janeiro, o Palácio de Buckingham anunciou que o Rei Charles III seria submetido a um “procedimento de correção” da próstata. A cirurgia foi realizada na semana seguinte, quando o monarca chegou a visitar a nora, internada no mesmo local.

Na mesma data, Kesington divulgou uma nota recusando a divulgação de mais detalhes sobre a cirurgia de Kate, além de pediar privacidade para a recuperação dela. Os representantes do príncipe e da princesa de Gales ainda disseram que era “improvável que ela retornasse às funções públicas antes da Páscoa”.

Início das polêmicas

Em 28 de janeiro, antes da data prevista para alta médica de Kate, uma âncora espanhola informou que a princesa estava em “coma induzido”. A declaração foi negada de forma veemente pelo Palácio de Kensington e, no dia seguinte, foi informado que ela havia recebido alta.

Leia também

Câncer de rei Charles III

Dias depois da princesa de Gales ser liberada do hospital, o palácio de Buckingham anunciou que o sogro dela, rei Charles III, havia recebido um diagnóstico de câncer. Segundo o comunicado, a equipe médica notou um novo problema após a cirurgia.

Após exames, foi constatado que rei Charles III está com câncer. O local, no entanto, não foi informado. A Família Real optou por comunicar sobre o diagnóstico para “prevenir a especulação” envolvendo a saúde do monarca e a linha de sucessão.

Aparições e polêmicas em março

Kate Middleton teria sido vista por três vezes desde a realização da cirurgia. A primeira vez foi em 4 de março, quando o site TMZ divulgou uma foto de paparazzi na qual ela aparece sentada no banco do passageiro do carro enquanto a mãe dela dirigia por Windsor. A foto não foi publicada por veículos britânicos.

Na data que marca o Dia das Mães na Inglaterra, 10 de março, a controvérsia foto de Kate ao lado dos filhos foi publicada na conta oficial do Palácio de Kensington. O clique mostra a princesa de Gales cercada pelos filhos, mas teria sido editado. A conta do casal, em publicação supostamente feita por Kate, assumiu a manipulação da imagem.

A princesa Kate ao lado dos filhos Louis, George e Charlotte em foto para o Dia das Mães

No dia seguinte, ela teria sido clicada por paparazzi novamente, desta vez ao lado de William, também dentro de um carro. Os dois estariam a caminho de um “compromisso privado” em Londres. Na imagem, que foi publicada pela imprensa britânica, o rosto de Kate não é visível.

Kate Middleton foi vista novamente ao lado de William, em uma loja de suprimentos agrícolas chamada Windsor Farm Shop, quando foi clicada por paparazzi. Em uma rara aparição com roupas extremamente casuais, Kate aparece sorridente enquanto anda ao lado do marido.

Kate anuncia diagnóstico de câncer

Após inúmeras especulações sobre o sumiço de a princesa de Gales, Kate Middleton anunciou que está com câncer. Através de vídeo divulgado nas redes sociais do palácio de Kesington, ela comunicou que já iniciou o tratamento.

O câncer de Kate - em local não revelado - foi identificado de forma similar ao do sogro, o rei Charles. Após uma cirurgia, exames apontaram que ela tem a doença. Posteriormente, uma quimioterapia preventiva foi iniciada.

Conforme informado pelo Palácio de Kensington, antes do anúncio do tratamento de câncer, a expectativa era de que Kate retornasse aos compromissos oficiais no início de abril, após a Páscoa. Os representantes da família real haviam negado, até então, comentar teorias envolvendo o paradeiro de Kate.

Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.