Ouvindo...

Times

Se o Rei Charles III morrer, quem assume o trono da Inglaterra? Entenda a linha de sucessão da coroa

Linha de sucessão à coroa inglesa é composta, no início, por 23 descendentes diretos de Elizabeth II

O Rei Charles III assume oficialmente o trono inglês neste sábado (6) em cerimônia realizada em Londres, na Inglaterra. A coroação do novo monarca britânico acontece quase 8 meses depois da morte da Rainha Elizabeth II, que reinou por 70 anos.

A sucessão à coroa inglesa é regulada por descendência, mas também por um estatuto do Parlamento britânico. Atualmente, as 23 primeiras pessoas na linha de sucessão são descendentes de Elizabeth II. Conforme a lei, o filho mais velho do monarca assume o trono em caso de morte, abdicação ou deposição do trono.

O primeiro na linha sucessória é o Príncipe de Gales, William, filho mais velho de Charles e Diana Spencer. Ele é seguido pelo próprio primogênito, o príncipe George de Gales e, então, pela princesa Charlotte e o príncipe Louis, todos frutos do relacionamento de William e Kate Middleton.

O príncipe Harry, que detém o título de Duque de Sussex apesar de ter abdicado dos deveres reais, é o quinto na linha do trono. Os filhos do relacionamento com Meghan Markle, o príncipe Archie de Sussex e a princesa Lilibet, ocupam as posições seguintes. Ao fim da lista dos herdeiros diretos de Charles, estão outros filhos, netos e bisnetos de Elizabeth II.

Como funciona a linha de sucessão do trono da Inglaterra?

As determinações que servem de base para a linha de sucessão foram criadas no século XVII, com a Declaração de Direitos e o Ato de Liquidação, de 1689 e 1701. Os documentos só foram alterados mais de 300 anos depois, com a Lei da Sucessão da Coroa, criada em 2013 e aplicada a partir de 2015.

Segundo a lei, somente descendentes da princesa Sophia são elegíveis para a sucessão. O novo rei, ou rainha, seria obrigatoriamente protestante, com a obrigação de manter os descendentes na religião determinada. Por isso, aqueles que se casassem com católicos romanos seriam desqualificados para assumir o trono.

A linha de sucessão seguia um sistema de primogenitura masculina, ou seja, que filhos homens tinham prioridade para assumir o trono. A determinação foi encerrada pela Lei de Sucessão da Coroa, mas só se aplica aos nascidos após 28 de outubro de 2011. Por isso, a princesa Anne continua abaixo dos irmãos mais novos, Andrew e Edward.

Linha de sucessão do trono

1. William, Príncipe de Gales

2. Príncipe George de Gales

3. Princesa Charlotte de Gales

4. Príncipe Louis de Gales

5. Harry, Duque de Sussex

6. Príncipe Archie de Sussex

7. Princesa Lilibet de Sussex

8. Andrew, Duque de York

9. Princesa Beatrice, Sra. Edoardo Mapelli Mozzi

10. Senhorita Sienna Mapelli Mozzi

11. Princesa Eugenie, Sra. Jack Brooksbank

12. Mestre August Brooksbank

13. Edward, Duque de Edimburgo

14. Jaime, Conde de Wessex

15. Lady Louise Mountbatten-Windsor

16. Anne, Princesa Real

17. Sr. Peter Phillips

18. Senhorita Savannah Phillips

19. Senhorita Isla Phillips

20. Sra. Michael Tindall

21. Senhorita Mia Tindall

22. Senhorita Lena Tindall

23. Mestre Lucas Tindall

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.


Leia mais