Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Rei Charles III é internado para realizar cirurgia na próstata

Monarca realizará procedimento para uma hipertrofia “benigna” de próstata

Rei Charles III

Rei Charles III

Hannah Mcay/AFP

O Palácio de Buckingham anunciou nesta sexta-feira (26) que o rei Charles III, de 75 anos, foi internado em Londres, capital inglesa, para ser operado de uma hipertrofia “benigna” de próstata. “O rei ingressou em um hospital de Londres esta manhã para receber o tratamento programado”, afirmou a nota.

Segundo o jornal The Times, o soberano ficará internado por dois dias.

“Sua Majestade agradece a todos que enviaram bons votos na semana passada e está feliz em saber que seu diagnóstico está tendo um impacto positivo na conscientização sobre a saúde pública”, acrescentou o comunicado oficial.

O rei foi visito na manhã desta sexta-feira (26), acompanhado da esposa Camilla, no hospital particular London Clinic, onde a princesa Catherine de Gales, esposa do filho mais velho de Charles, o príncipe herdeiro William, está internada há onze dias.

Kate se recupera de uma cirurgia abdominal a que se submeteu “com sucesso” na semana passada e pela qual deve ficar internada em torno de duas semanas.

Segundo a imprensa britânica, o rei visitou Kate pouco antes de entrar em cirurgia.

O Palácio de Buckingham havia anunciado em 18 de janeiro que o monarca se submeteria a um “procedimento corretivo” na próstata.

Incentivar a realização de exames

Segundo a imprensa britânica, os detalhes sobre a doença “benigna” do rei se tornaram públicos para incentivar os cidadãos a realizarem exames, já que a monarquia não costuma mencionar estes temas.

A iniciativa da casa real foi bem-sucedida, já que as visitas às páginas dedicadas a esta doença dispararam no site do NHS, o serviço público de saúde britânico. Nas 48 horas posteriores ao anúncio, 26.000 visitas foram registradas no site, que costuma ter uma média de 1.400 visualizações diárias.

A organização beneficente Prostate Cancer UK informou que também observou um aumento de mais de 100% no número de usuários de seu verificador de riscos on-line no dia seguinte ao anúncio.

A hiperplasia ou hipertrofia de próstata é diagnosticada quando há um crescimento benigno da glândula prostática. A próstata aumentada provoca sintomas urinários no homem adulto e é um processo relacionado à idade do paciente.

Ian Eardley, cirurgião urologista e diretor do NHS England, afirmou que a condição é “até certo ponto, algo inevitável do envelhecimento por quase todos os homens”.

“Mas este anúncio fará com que mais homens busquem ajuda. É algo bom”, afirmou.

Os problemas de saúde de dois membros da realeza, Charles III e Catherine de Gales, deixam a monarquia com três membros ausentes, já que William também decidiu suspender sua presença em atos públicos para acompanhar a esposa.

A rainha Camilla será praticamente o único membro da primeira linha real em atividade nos próximos dias.

Saúde da realeza

Camilla, de 76 anos, havia afirmado na quinta-feira, na Escócia, que seu esposo está “bem” e que tem “pressa em voltar ao trabalho”.

Esses dois problemas de saúde na realeza se uniu ao anúncio no domingo de que a duquesa Sarah Ferguson, ex-esposa do príncipe Andrew, irmão de Charles III, sofre um “melanoma maligno”, um câncer de pele.

O comunicado da doença do rei foi o primeiro anúncio público de Buckingham sobre a saúde do soberano desde sua ascensão ao trono em setembro de 2022.

A transparência com os detalhes de saúde do rei supõe uma clara ruptura com o passado.

A causa anunciada da morte de Elizabeth II em setembro de 2022, aos 96 anos, foi a idade avançada, embora um biógrafo da realeza tenha afirmado que a monarca sofria de câncer de médula óssea.

O pai de Elizabeth II, o rei George VI, fumante inveterado, removeu um pulmão em setembro de 1951, sem tornar público. Ele nunca se recuperou e morreu em fevereiro de 1952. Com o tempo, foi divulgado que tinha câncer do pulmão.

Leia Também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.
Leia mais