Partidos com as duas maiores bancadas na Câmara dos Deputados e que polarizam o debate eleitoral no país, o PT e o PL são citados, pelos eleitores de Belo Horizonte, como detentores da maior rejeição e maior preferência, segundo pesquisa Itatiaia/Doxa.
Dentre os eleitores entrevistados, 29% dizem rejeitar o Partido dos Trabalhadores, enquanto outros 12% dizem rejeitar o Partido Liberal. Outros partidos são citados por 6% dos eleitores belo-horizontinos. Ainda sobre esse questionamento, 40% dizem não rejeitar nenhum e 13%, todos os partidos políticos.
Veja mais:
Pesquisa Itatiaia/Doxa: Mauro Tramonte lidera corrida pela PBH e cinco candidatos brigam pela segunda vaga Mais de 60% dos eleitores de BH ainda não definiram seu candidato a prefeito, mostra pesquisa Itatiaia/Doxa Apoios de Lula e Bolsonaro são os mais importantes na disputa pela Prefeitura de BH, mostra Itatiaia/Doxa Pesquisa Itatiaia/Doxa: em BH, avaliação positiva de Lula é de 42% e, negativa, de 54%
A pesquisa Itatiaia/Doxa também questionou os eleitores sobre suas preferências partidárias. Nesse aspecto, 16% apontaram o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o partido político preferido, enquanto o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, é citado por 10% dos eleitores da capital mineira. Oito em cada 100 eleitores ouvidos pela pesquisa citaram outras legendas como as preferidas, enquanto 66% disseram não ter preferência partidária.
Rejeição partidária:
Preferência partidária:
A Pesquisa Itatiaia/Doxa ouviu 1.350 eleitores presencialmente entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais e o intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número 02243/2024.