Faltando menos de 40 dias para a eleição municipal, mais de 60% dos eleitores belo-horizontinos ainda não definiram em quem votar para prefeito de Belo Horizonte.
De acordo com levantamento Itatiaia/Doxa, divulgado nesta quinta-feira (29), quando perguntados de forma espontânea em quem pretendem votar para comandar o Executivo da capital mineira a partir do próximo ano, 62,6% responderam que ainda não sabem.
Ao contrário da pesquisa estimulada, em que uma lista de nomes de candidatos é apresentada ao eleitor, na pesquisa espontânea não é dada nenhuma alternativa para ser escolhida e o entrevistado pode citar qualquer nome.
Outros 9,4% dos entrevistados responderam que não pretendem votar em nenhum dos nomes que se lançaram na corrida pela PBH, pretendem votar em branco ou anular o voto.
No cenário espontâneo, o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera a pesquisa com 9,4% das intenções de voto. O também deputado estadual Bruno Engler (PL) aparece na sequência, com 6,1% da preferência dos entrevistados. O prefeito Fuad Noman (PSD) foi o terceiro mais citado, sendo escolhido por 4,8% dos entrevistados. A deputada federal Duda Salabert (PDT) aparece em quarto, com 2,9%; o deputado federal Rogério Correia (PT) vem na sequência com 1,8%; o senador Carlos Viana (Podemos) foi citado por 1,1%; e o presidente da Câmara de BH, Gabriel Azevedo, aparece com 0,5%. Os outros candidatos, somados, ficaram com 1,4%.
A Pesquisa Itatiaia/Doxa ouviu 1.350 eleitores presencialmente entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais e o intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número 02243/2024.