O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, neste domingo (26), uma carta do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, convidando para a cerimônia de posse, que ocorrerá em 10 de dezembro, em Buenos Aires.
No
“Desejo que nosso tempo juntos como presidentes seja uma etapa de trabalho frutífero e de construção de laços que consolidem o papel que a Argentina e o Brasil podem e devem desempenhar na comunidade internacional”, destacou Milei.
Durante a campanha eleitoral, Milei fez críticas ao governo do presidente Lula, chamando o petista de comunista com “vocação totalitária”. O presidente eleito da Argentina chegou a ameaçar sair do MERCOSUL. O Itamaraty ainda não confirmou se Lula participará da posse de Milei, ou se o governo irá enviar um representante.
Mais cedo, a futura ministra de Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, desembarcou no Brasil neste domingo (26) e se reuniu com o chanceler brasileiro Mauro Vieira, em Brasília. O objetivo da visita é entregar, pessoalmente, convite ao ministro para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) posse comparecer à posse do presidente argentino eleito, Javier Milei, no dia 10 de dezembro, em Buenos Aires.
Mauro Vieira também comandou uma reunião, com os chanceleres de países vizinhos, de preparação para a reunião de Cúpula do Mercosul, que irá ocorrer nos dias 7 e 8 de dezembro, no Rio de Janeiro. O ministro Mauro Vieira e Diana Mondino também trataram dos aspectos da relação bilateral e o atual estágio das negociações Mercosul-União Europeia. A reunião foi acompanhada pelos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.