O ministro da Educação Camilo Santana (PT) adiantou os primeiros detalhes sobre a escola para gênios da matemática que o Governo Federal pretende criar. Apesar de não haver data específica para que o programa Escola Especial de Matemática se torne realidade no país, ele indicou que inicialmente serão oferecidas cem vagas para alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O ministro também afirmou nessa segunda-feira (31) que a nova instituição funcionará em período integral e terá sede no Rio de Janeiro.
“Será uma faculdade especial de matemática para esses alunos [medalhistas]. Ela será no Rio de Janeiro e em tempo integral. O aluno, inclusive, irá morar na faculdade e nós teremos oferta de apartamentos para eles. É uma forma de estimular esses grandes talentos que temos na matemática”, declarou após a cerimônia de sanção do programa Escola em Tempo Integral, nessa segunda-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A criação de uma escola — ou faculdade, o MEC ainda não esclareceu — para gênios da matemática apareceu pela primeira vez como proposta de governo no discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cerimônia dessa segunda-feira. “Essa meninada que ganhou medalha de ouro… Alguns podem ter como ir estudar fora do Brasil, e aqueles que não têm vão fazer o quê?”, perguntou. “Estamos pensando com o Camilo [ministro da Educação] a criação de uma escola especial de matemática para os nossos gênios”, anunciou.
A instituição será inaugurada em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), hoje com sede no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e responsável pela olimpíada para escolas públicas. “Estive no Rio discutindo com o prefeito para reformar uma área do IMPA e inaugurar a faculdade”, declarou, confirmando também que cem vagas estarão disponíveis em um primeiro momento.
À contramão das informações anunciadas por Santana nessa segunda-feira, importantes esclarecimentos sobre o programa ainda precisam ser prestados pelo Ministério da Educação (MEC). Ainda não há previsão clara sobre o valor do investimento previsto para pôr a instituição em funcionamento, o local onde será instalada a escola especial, se se trata de uma faculdade ou não e a estimativa de data para inauguração do projeto. A Itatiaia enviou estes questionamentos à assessoria nesta manhã de terça-feira (1º) e aguarda retorno — essa matéria será atualizada tão logo cheguem as respostas.
Unidade do ITA no Ceará
O ministro da Educação reforçou também nessa segunda-feira (31) que a pasta agiliza a inauguração de uma sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O ex-governador do Ceará insistiu que a escolha da capital para acolher a primeira sede da instituição longe de São Paulo acontece em decorrência dos altos índices de aprovação dos alunos cearenses no vestibular, um dos mais difíceis do país. Estatística do próprio ITA revelou no ano passado que em um período de dez anos, entre 2012 e 2022, 36,7% das matrículas feitas no instituto pertenciam a estudantes do Ceará.
O governo Lula (PT) negocia com a Força Aérea Brasileira (FAB) para pôr o projeto em prática. Inicialmente, há previsão de que uma base em Fortaleza seja transformada para acolher o prédio do ITA na capital cearense. A expectativa é que a extensão seja inaugurada até dezembro, segundo detalhou o ministro. “Ainda não definimos o calendário, né? Mas, temos uma reunião marcada em Fortaleza e em seguida decidiremos a área. Queremos acelerar para ver se até o final do ano seja inaugurada oficialmente a extensão do ITA no Ceará", afirmou.