O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou durante discurso de abertura da Cúpula do Mercosul, na Argentina, nesta segunda-feira (3), que vai trabalhar para concretizar adesão da Bolívia ao bloco. De acordo com o diplomata, além de buscar acordos comerciais com países da região, o Brasil tem interesse em ampliar o grupo com adesão de novos Estados da região.
“Neste semestre, retomamos, em conjunto com a Bolívia, os trabalhos do Grupo de Adesão de Novos Estados Partes, que não se reunia desde 2019. Durante a presidência do Brasil, o grupo dará sequência aos trabalhos técnicos para continuar as tarefas previstas no Protocolo de Adesão do Estado Plurinacional da Bolívia ao Mercosul. Quanto ao processo de ratificação do Protocolo, ainda em curso no Brasil, reitero nosso compromisso de atuar positivamente para completar o processo de adesão da Bolívia ao Mercosul”, afirmou Vieira.
O processo de adesão da Bolívia foi iniciado em 2012. A Venezuela está suspensa, por não cumprimento das regras, desde 2016. O Brasil defende a volta dos venezuelanos ao grupo, mas não citou o país no discurso.
O Brasil assume a presidência do bloco nesta terça-feira (4) e fica no comando do grupo pelos próximos seis meses.