O deputado federal André Janones (Avante-MG) criticou uma fala do senador Sergio Moro (Podemos-PR) sobre o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser “referência constante” de investigados pelas autoridades sobre possíveis crimes. Segundo Janones, “bandidos gostam de apontar o dedo para Lula” ao mesmo tempo em que “se travestem de honestos”.
O embate, ocorrido nesse sábado (27) no Twitter, começou após Moro publicar reportagem do UOL a respeito da investigação sobre a manipulação de apostas esportivas. De acordo com o Ministério Público de Goias (MPGO), envolvidos no esquema combinavam as fraudes em um grupo de WhatsApp batizado “Lula 13”.
“Só neste ano já tivemos: email lula1063 usado pelo crime organizado, lula@gmail em cartão de vacina fraudado, login Lul22 usado por juiz que gosta de “trote” e agora grupo de whats Lula13 para acerto de jogos. Lula não está envolvido nesses fatos, mas é uma referência constante”, escreveu Moro.
O tuíte fazia menção a casos como o do juiz Eduardo Appio, afastado dos processos da Operação Lava Jato,
Janones, então, rebateu o colega de Congresso Nacional. “Na verdade, ‘Serjo’, Bandidos gostam mesmo de apontar o dedo para o Lula enquanto se travestem de honestos. Muito do Bolsonarismo é isso, gente que se traveste de honesta e vê no Bolsonarismo essa fantasia de bradar honestidade, quando na verdade não são. Você é um exemplo vivo disso!”, acusou.