Ouvindo...

Lula: ‘Se a meta de inflação está errada, muda-se a meta’

Presidente Lula criticou declaração feita pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto

Lula: ‘Se a meta da inflação está errada, muda-se a meta’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou nesta quinta-feira (6), em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, a atual meta de inflação adotada pelo Banco Central.

Veja mais: ‘Brasil não tem que estar submetido à paridade internacional’, diz Lula sobre política de preços da Petrobras

Lula classificou como “incompreensível” o atual patamar dos juros adotados pelo banco e criticou uma declaração do presidente do BC, Roberto Campos Neto, sobre medidas para se cumprir a meta de inflação.

“É, no mínimo, uma coisa não razoável de ser dita. Porque se a meta está errada, muda-se a meta”, disse o presidente.

A meta de inflação para este ano é 3,25%, podendo oscilar 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. De acordo com Campos Neto, a meta é o parâmetro usado pelo BC para definir a taxa Selic.

Para 2024 e 2025, o patamar estabelecido é de 3%, com a mesma banda de tolerância.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.