O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (6), durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, que o governo pretende mudar o política de preços da Petrobras e que o Brasil “não tem porque estar submetido à paridade internacional”.
A fala de Lula acontece um dia depois de a
“Nós vamos mudar, mas com muito critério. Durante a campanha eu disse que era preciso abrasileirar o preço da gasolina. O Brasil não tem por que estar submetido à PPI (Preço de Paridade de Importação). É um problema que vamos discutir no momento certo. Eu fiz a primeira reunião do Conselho Nacional de Política Energética e vou convocar outras. A política de investimento da Petrobras não pode continuar distribuindo a quantidade de dividendos que está distribuindo e não sobrar dinheiro para investimento”, afirmou Lula.
O presidente disse que ficou sabendo nesta quinta-feira sobre a divergência entre a empresa e o Ministério de Minas e Energia.
“A Petrobras precisa fazer investimento porque o Brasil precisa de investimento da Petrobras. É isso. Eu ainda não conversei nem com o presidente da Petrobras nem com o ministro. Fiquei sabendo hoje dessa divergência, depois vou conversar para saber o que houve. O governo não está discutindo isso (mudança na política de preços)”, disse Lula.