Ouvindo...

O que se sabe sobre os detalhes e a segurança na posse de Lula

Decisão sobre desfile em carro aberto ou fechado só será tomada no dia da posse do presidente eleito

Em 2002, Lula recebeu a faixa presidencial das mãos de Fernando Henrique Cardoso

Eleito no segundo turno das eleições de outubro com mais de 60 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobe a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, no próximo domingo (1º), assumindo a Presidência da República pela terceira vez.

Pelo menos 300 mil pessoas são esperadas para a cerimônia oficial de posse, prevista para começar às 14h, contando com uma série de eventos, além do tradicional desfile de carro pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional.

Depois da prisão de George Washington de Oliveira Sousa, investigado por planejar atentado para “promover o caos” em Brasília, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, informou alguns reforços para a posse do presidente eleito, marcada para o próximo domingo (1º).

Desfile de Lula vai ocorrer em carro aberto ou fechado?

A decisão sobre o carro em que Lula desfilará deve ser tomada no próprio dia da posse. Tradicionalmente, o presidente eleito desfile no Rolls-Royce presidencial, que é aberto. Foi o que ocorreu na posse do dia 1º de janeiro de 2003.

Além dessa possibilidade, a equipe de Lula estuda uma alternativa, para que o desfile aconteça em um carro fechado e blindado. Nesta terça, o futuro ministro da Justiça afirmou que o planejamento é dinâmico e deve ser reexaminado até a data da posse, considerando a segurança do presidente eleito e fatores climáticos.

Efetivo policial

A segurança da posse presidencial contará com mais de mil policiais federais. Segundo a Polícia Federal (PF), eles vão atuar nas áreas de inteligência e proteção de autoridades e estarão integrados ao Centro Integrado de Operações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

A PF informa ainda que operará com as demais forças de segurança em prol dos eventos da posse presidencial, de forma a cumprir com suas atribuições legais como também garantir, de forma eficaz, a proteção das autoridades sob sua responsabilidade.

Além da Polícia Federal, ainda haverá presença de integrantes de outras forças de segurança, como a Polícia Militar do Distrito Federal e a Força Nacional.

Porte e posse de armas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu as autorizações de porte de arma em todo o Distrito Federal para garantir a segurança durante a cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocorre nesse domingo (1°). A proibição começa a valer a partir das 18h desta quarta-feira (28) e será válida até a próxima segunda-feira (2).

Participação popular

Em entrevista à Globonews, realizada nessa segunda-feira (26), Dino destacou os reforços da segurança no evento. Apesar disso, o ex-governador destacou que não existem orientações para que não exista participação popular na data que marca o início do terceiro mandato de Lula.

“Reafirmamos que a posse vai ocorrer com ampla participação popular, tanto na Esplanada, quanto na parte cultural”, destacou.

Quantos chefes de Estado estarão presentes na posse de Lula?

Pelo menos 53 delegações estrangeiras compostas por chefes de Estado, chefes de governo e ministros estarão presentes na posse de Lula. Até o momento, chefes de Estado de 17 têm presença confirmada para a cerimônia: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai, Zimbábue e o rei da Espanha.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.