Ouvindo...

STF dá novo sinal verde a Zema para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal

Nunes Marques questiona decisão da Secretaria do Tesouro Nacional, que negou pedido por falta de aprovação da Assembleia

Decisão do STF dá sinal verde para Zema prosseguir com Regime de Recuperação Fiscal

Uma decisão em caráter liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, garante ao Governo de Minas Gerais a possibilidade de firmar acordo para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O ministro reconheceu “inércia” da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que não tratou do assunto em plenário desde 2019.

Sem resposta do Legislativo, o governador Romeu Zema (Novo) entrou com uma ação no STF para que o Estado pudesse firmar contrato com o governo federal para aderir ao Regime.

Na ocasião, o governo estadual alegou que a Secretaria do Tesouro Nacional indeferiu o pedido de adesão ao contrato por falta de autorização da Assembleia de Minas.

Nunes Marques já havia se manifestado a favor do pedido de Zema, ao julgar uma ação em junho deste ano, quando havia reafirmado o que chamou de “omissão” do Legislativo estadual em analisar o pedido de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal.

Agora, o ministro tratou como indevida a manifestação da Secretaria do Tesouro Nacional, que deverá prosseguir com o pedido de Zema.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.