O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou à Polícias Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) que atuem na desobstrução de vias públicas que tiverem o trânsito interrompido em Brasília (DF).
A medida foi tomada após as informações de que 115 caminhões estão se deslocando para a capital federal “com objetivo de reforçar os atos criminosos e antidemocráticos que seguiram em todo país à proclamação do resultado das Eleições Gerais de 2022".
Na decisão, Moraes reforça que a medida já havia sido determinada por decisão dele mesmo, mas como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ministro também fixou em R$ 100 mil por hora a multa a proprietários dos veículos que resolverem obstruir as rodovias.
Ainda conforme Moraes, as polícias devem assegurar a ordem no entorno dos caminhões e “resguardar a segurança de pedestres, motoristas, passageiros e dos próprios participantes do movimento ilegal que venham a se posicionar em locais inapropriados nas vias públicas do Distrito Federal e no entorno de prédios públicos”.
Nas redes sociais, usuários compartilharam vídeos de uma fila de caminhões se deslocando para a capital federal.