Moraes autoriza que Walter Delgatti mude para o regime semiaberto

Hacker foi condenado a 8 anos e três meses de prisão junto com a deputada Carla Zambelli por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça

O hacker Walter Delgatti durante depoimento à CPMI do 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na sexta-feira (9) que o hacker Walter Delgatti Neto mude para o regime semiaberto, em que o preso pode sair durante o dia para trabalhar ou estudar. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (12).

Delgatti foi condenado a 8 anos e três meses de prisão junto com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele está preso no interior de São Paulo.

A decisão atende a um pedido da defesa do hacker, que alegou que o hacker já cumpriu 20% da pena imposta pela Corte e tem “ótimo comportamento” na prisão. Com isso, sustentou o advogado Ariovaldo Moreira, ele já poderia progredir de regime, de acordo com o que determina a Lei de Execução Penal.

Moraes acolheu a argumentação e autorizou a progressão de regime, além de determinar que a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo providencie a transferência do hacker para “colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar”.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...