Em busca de viabilizar uma pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte, o ex-deputado estadual Iran Barbosa esteve, na manhã desta quarta-feira (21), na sede nacional do MDB, em Brasília, para tentar avançar nas conversas sobre a disputa. Barbosa esteve com o presidente nacional do partido, o deputado federal Baleia Rossi (SP) e contou ainda com a presença de um aliado de outra legenda: o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD).
A presença de Kalil no encontro teve o objetivo de tentar fortalecer Iran junto ao MDB. O ex-prefeito, aliás, depois de não ter conseguido emplacar um cargo no governo federal, tem liderado uma iniciativa suprapartidária para tentar estabelecer um candidato à prefeitura da capital. Outro político que tem sido cotado por Kalil é o senador Carlos Viana (Podemos-MG).
O presidente da Assembleia mineira, Tadeu Martins Leite, e os deputados federais Hercílio Diniz e Newton Cardoso Jr, presidente estadual do MDB, também participaram do encontro.
A propósito, a presença de Kalil na reunião chama a atenção: ele é correligionário do atual prefeito Fuad Noman, com quem, na última segunda-feira (19), esteve reunido e tratou, entre outros temas, da disputa para a prefeitura em 2024. A coluna apurou que setores do PSD de fato já avaliam não apoiar uma tentativa de reeleição de Fuad.